Ultimamente, muitas notícias sobre o surto da COVID-19 estão sendo divulgadas nos meios de comunicação. A princípio, acredita-se que o coronavírus, como também é chamado, teve origem na China. O vírus logo se espalhou, tomando proporções globais.
Para combater a pandemia, foram implementadas medidas de prevenção, como o isolamento social e os cuidados com a higiene. Em meio a todo esse movimento, as escolas fecharam, muitas famílias tiveram de se reorganizar trabalhando ou estudando em casa, entre outras mudanças. Diante de tudo isso, sentir medo é algo compreensível. Você não é a única! Portanto, se está sentindo certa apreensão, respire fundo e leia este artigo. Creio que ele pode tranquilizá-la.
Antes de tudo, vamos entender um pouco mais sobre esse sentimento:
Durante a vida, é natural sentir medo. Isso porque o medo é um sinalizador de perigo: ele nos dá um alerta de que algo não está bem para nos motivar à ação e buscar proteção. Ele é um mecanismo de sobrevivência. O problema é quando o medo passa do limite saudável e afeta negativamente nossa vida.
Agora, vamos para uma segunda etapa.
Embora a pandemia nos deixe receosas quanto ao que pode acontecer, temos de manter o controle, colocando a situação na perspectiva correta. Ora, se você está seguindo as recomendações divulgadas pelos órgãos de saúde, como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde, então está fazendo tudo certinho para se prevenir do contágio.
Lembre-se: manter-se informada é bom, porém é bom desligar um pouquinho a TV ou o celular para descansar a mente diante de tantas notícias. Falando nisso, é muito importante que você cuide de sua saúde emocional, fazendo coisas de que gosta, como assistir a bons filmes, ler livros, inventar brincadeiras, preparar um bolo de chocolate, ligar para os amigos, entre outras coisas divertidas, como navegar aqui no FaithGirlz! ?
Um terceiro ponto bastante importante: não importa a idade, o medo pode aparecer a qualquer momento! Por isso, fale com seus pais ou com pessoas de confiança sobre o que está sentindo. Isso é realmente muito bom!
Há também algo maravilhoso para vencer o medo, sabe o que é?
Manter a fé e refugiar-se nos braços do Pai Celestial. Em 2 Timóteo 1.7, encontramos a seguinte afirmação: “Pois Deus não nos deu um Espírito que produz temor e covardia, mas sim que nos dá poder, amor e autocontrole”.
Deus a convida a não ter medo e promete estar ao seu lado em todo tempo, ajudando-a nos tempos difíceis. Por isso, não há o que temer, pois você pode se achegar a Ele! O Pai está sempre pronto a recebê-la. Reflita sobre este trecho da Bíblia: “Deus é nosso refúgio e nossa força, sempre pronto a nos socorrer em tempos de aflição”. (Sl 46.1)
Para finalizar, fale com Deus acerca de todos os seus temores. Ele poderá colocar uma profunda paz em seu coração, levando-a dizer como o salmista: “Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores”. (Sl 34.4)
Fique bem, tá?
Leia também:
Para quem quer aprender a orar
Por que ler a Bíblia é importante?