Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida S., como a gente sempre conversa aqui no blog, envolvimento romântico entre primos é uma coisa complicada – e é melhor evitar. Se esse relacionamento de vocês era cheio de brigas e ciúmes, isso é sinal de que vocês dois não estavam prontos para um compromisso sério e maduro, de amizade e companheirismo. Só porque a gente se sente atraído por alguém não significa que é boa ideia se envolver com essa pessoa.

Em minha opinião, portanto, o melhor que você pode fazer é se afastar o máximo possível de seu primo (sim, eu entendi que vocês moram no mesmo quintal!). Afastar-se, no seu caso, significa ser educada e amigável, mas sem ir além. Nada de tentar “reconquistá-lo” ou recomeçar um envolvimento. E nada de ficar pensando nele o tempo todo. Ocupe sua cabeça com outras coisas, dedique-se a outros relacionamentos, não fique vendo o que ele faz nas redes sociais e, na medida do possível, não fique falando sobre ele com outras pessoas. Você não precisa evitá-lo totalmente (no seu caso seria meio difícil), mas é possível se afastar emocionalmente.

Em minha opinião, um relacionamento entre vocês não teria futuro (se quiser saber mais, digite “primo” na janela de busca aqui do blog e você vai ver outras conversas sobre esse mesmo assunto). Portanto, é melhor por um ponto final logo.

Mais importante de tudo: converse com Deus e conte para ele tudo o que está em seu coração. Peça para ele ajudar você a se relacionar com seu primo de modo amistoso e saudável, mas sem se envolver mais com ele. Deus pode te dar sabedoria para passar por essa situação delicada. Confie nisso!

E, se quiser continuar este assunto ou conversar sobre qualquer outra coisa, é só escrever novamente. Estamos à disposição!

 

Kisses,

Su