Hello, L.! Existem muitas ideias erradas sobre o significado de tomar a ceia “indignamente”. Do jeito que algumas pessoas falam, parece que você precisa ter uma perfeição interior total (algo impossível!) para participar da ceia. Mas, se você ler a passagem em que o apóstolo Paulo trata desse assunto (1Coríntios 11), vai ver que ele está falando de problemas maiores, de questões de atitude geral, de pessoas que não estavam nem aí com Deus e que tomavam a ceia como se fosse uma refeição qualquer, de modo egoísta, sem reverência e sem realmente buscar um relacionamento próximo com Deus. Isso sim, é participar indignamente.
Para a pessoa que está buscando caminhar com Cristo, que sabe que precisa da ajuda do Espírito Santo para viver cada dia e que crê no amor, na bondade e na misericórdia de Deus, a ceia deve ser um momento de alegria, de gratidão, de consciência do perdão constante e do amor incondicional de Deus.
Quanto mais você entender que tem um Deus de imensa graça, bondade, misericórdia e amor, mais você vai ver que ele não quer só bons comportamentos ou pensamentos. Ele quer relacionamento – e é o relacionamento com Deus que vai, com o tempo, nos levando a pensamentos e comportamentos mais ajustados com a vontade dele. Isso se chama santificação. E a santificação é feita por Deus e não por nós, com nossas próprias forças. A gente precisa ter disposição de amar a Deus e seguir os caminhos dele. O resto é inteiramente com ele. Só ele pode nos dar forças e nos mostrar o caminho. Confie no amor e na graça de Deus!
E não se sinta sozinha em sua jornada. Passe aqui sempre que quiser trocar uma ideia, ok?
Até a próxima!
Kisses,
Su