Mansidão – Especial Fruto do Espírito

“…o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio…” (Gálatas 5.22-23, NVT).

Mansidão não tem nada a ver com ficar com cara de paisagem, falar baixinho, ser covarde ou se comportar como um ser de outro planeta. Nada disso! Não vamos confundir as coisas.

O que mansidão é?

Mansidão é a capacidade de reagir com educação, amor e calma a alguma pessoa que está sendo mal-educada ou grosseira.

Dê uma olhadinha na definição que o autor Christopher J.H. Wright compartilha em Aprendendo a viver como Jesus (Editora Mundo Cristão), livro base de nossa série sobre o fruto do Espírito.

“A mansidão é bastante próxima da paciência. […] O que elas têm de semelhante e de diferente? […] Se a paciência é a capacidade de suportar hostilidade e crítica sem raiva, a mansidão é a capacidade de suportar essas coisas sem agressão. […]

Ser manso significa ter plena consciência de que a outra pessoa também é um ser humano com sentimentos. E talvez essa pessoa, mesmo que esteja sendo extremamente desagradável, também esteja tão magoada quanto eu com o que está acontecendo entre nós. Por isso, se eu revidar com igual ou maior agressividade, só piorarei a situação. Feriremos um ao outro ainda mais, e de que adiantará?

Ser manso não significa, necessariamente, ficar de boca fechada e absorver as agressões (embora, por vezes, esse seja o caminho, como Jesus mostrou quando foi julgado). Uma resposta branda pode ser forte, firme e clara, mas sem raiva maldosa” (Pg. 147).

A mansidão na prática:

Como você pode, então, demonstrar mansidão em seu dia a dia? Veja 5 situações típicas que exemplificam muito bem a maneira de agir de uma pessoa mansa, conforme o fruto do Espírito:

Eu ajo com mansidão quando:

  • Não respondo de forma agressiva aos meus pais quando eles me pedem para arrumar o quarto.
  • Mantenho a calma quando um (a) colega se comporta de forma inadequada ou é grosseiro (a) comigo.
  • Prefiro respirar fundo e não revidar com a mesma moeda quando meu irmão ou irmã enche o saco ou faz algo que eu não gosto.
  • Resolvo conflitos de forma assertiva, ou seja, com educação e transparência, sem medo de demonstrar que não estou satisfeita com a situação. 

Jesus: nosso modelo de mansidão

Jesus é nosso modelo de mansidão. Quando esteve na terra, ele não era apático diante do que era mau. Pelo contrário: falava a verdade, denunciava o que estava errado e reprovava o pecado. No entanto, jamais pecou em atos ou palavras. Como garotas de fé, podemos seguir o exemplo de Jesus!

O legal da mansidão é que ela evita “dores de cabeça”, pois muitas pessoas se arrependem depois que falam um palavrão, insultam um amigo ou magoam a quem amam. Isso é realmente muito chato.

Quando você age com mansidão, não apenas respeita a outra pessoa, mas protege a si mesma de sentimentos negativos. Ao manifestar o fruto da mansidão em sua vida, tem a chance de mostrar ao mundo o que Jesus tem feito em seu coração: ele está transformando-o em um coração mais amoroso e tranquilo.

Leia também:

A alegria

A bondade

A paciência

A paz

Você pode ser cheia de amor, alegria, paciência, domínio próprio e mais!