Mais pertinho de Deus

Especial: Disciplinas espirituais

Você tem algum hobby? Algum esporte favorito? O que você gosta de fazer? Gosta de colecionar coisas? Gosta de livros? Gosta de passear e curtir a natureza? Qual é a sua paixão?

Você já notou que buscamos estar sempre perto do que gostamos, seja o que for? Se gostamos de esportes, praticamos ou ficamos por dentro das informações a respeito. Se curtimos animais, adotamos um ou caímos de amores por qualquer pet que vemos. Se nos sentimos bem ao lado de alguém, procuramos sua companhia. E por aí vai… a lista é grande. Mas, independentemente de nossas preferências, tudo requer um esforço mesmo que pequeno.

Quando queremos algo, definimos estratégias para conquistar esse objetivo. O processo muitas vezes nos faz desistir, mas, o sonho de satisfazer esse desejo fica guardado em nosso coração. Imagine um atleta, desde bem novo: ele se dedica ao esporte e, quanto mais ele treina, mais aperfeiçoado se torna. O desejo de vencer cresce à medida em que alcança novos desafios, e novos objetivos são estabelecidos. A motivação de um atleta é conquistar o prêmio, mas antes ele tem que vencer a si mesmo. E por quê?

O atleta tem que vencer as suas vontades em troca de uma prioridade: alcançar o primeiro lugar. Por exemplo, se um esportista é convidado para sair com os amigos, mas tem que cumprir algumas horas de treino, ele precisará vencer a vontade de sair com os amigos, pois seu desejo de estar preparado para conquistar o podium é maior. Desafiador né?

Na Bíblia, há alguns versículos que empregam termos relacionados com esportes, para exemplificar nossa corrida de fé. Quer um exemplo? Olha só: “O atleta precisa ser disciplinado sob todos os aspectos. Ele se esforça para ganhar um prêmio perecível. Nós, porém, o fazemos para ganhar um prêmio eterno. (1 Co 9.25, NVT)

Nesse trecho, vemos como o atleta se esforça, porém em troca de um prêmio que não é eterno. Nós cristãos corremos também “corremos”, mas em troca de vivermos eternamente com o Senhor. Para ser um atleta é necessário treinar e, para ser cristão, precisamos trilhar a jornada da fé. Qual é o nosso treino? Quais são as disciplinas que devemos exercer para ficarmos mais fortes, a fim de vencer?

Você já ouviu falar em disciplinas espirituais? Com certeza não são elas que nos levam para o céu, mas elas nos levam para mais perto de Deus, nosso grande treinador. Se estamos mais perto de Deus, ficamos cada vez mais parecidas com Ele. As disciplinas espirituais são atividades devocionais que nos fortalecem dia após dia. Elas são:

  • Oração
  • Adoração e Louvor
  • Meditação na Palavra
  • Jejum
  • Evangelismo

Essas cinco disciplinas fazem parte de um especial que escrevemos para vocês com muito carinho e que vão ser postadas toda semana aqui no blog! Então, fique ligadinha com a gente. E boa leitura!

Você também vai gostar de ler!

Alegre o coração de Deus com louvores!!

Jesus nunca sai de moda!

De que tamanho é o seu coração?

Fabrícia Oliveira

Minha primeira formação é Publicidade e Propaganda, fiz seminário bíblico e atuei como team leader (In Ministry Training – IMT Brasil). Sou casada com Cleiton Oliveira, meu grande amor. Gosto de muitas coisas: viajar, praticar esportes (corrida e artes marciais), cozinhar, pintar ou desenhar, customizar qualquer coisa, ler e visitar lugares da cidade de São Paulo.