Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida A., fiquei com o coração apertado quando li sua pergunta. Ao mesmo tempo, agradeço a Deus por você ter escrito para conversarmos, pois Deus tem coisas importantes que ele quer que você saiba sobre esse assunto.

Antes de falar especificamente sobre masturbação, vamos deixar algo bem claro desde o começo: Se você aceitou Cristo como seu Salvador, nada pode separá-la do amor de Cristo (veja Romanos 8.38-39). Romanos 8.1 diz muito claramente: “Agora, portanto, já não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus”.  Cristo tomou sobre si todos os nossos pecados quando morreu por nós na cruz e, naquele momento, Deus julgou em Cristo todos esses pecados para que nós não precisássemos ser julgados. Não deixe o inimigo afastar você de Deus com mentiras que a fazem sentir-se suja e culpada. O Espírito jamais vai se afastar de você!

Quanto ao problema em si, vamos pensar juntas, com bastante calma, nas seguintes questões:

Primeiro, eu não acredito que todo ato de masturbação é pecado. Se você ainda não leu o artigo sobre isso no blog, veja aqui: https://www.faithgirlz.com.br/index.php/seis-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-masturbacao/  (aliás, o artigo inclui dicas para quebrar o vício de se masturbar).

Segundo, vamos deixar claro que masturbação não é melhor nem pior que outras coisas que fogem do roteiro de Deus para nós – não é pior que mentir, colar numa prova, ter inveja, e por aí vai. A gente precisa parar com essa história de que alguns pecados são mais “sujos” do que outros e nos afastam mais de Deus do que outros. Quando Cristo morreu por você na cruz, o sacrifício dele foi suficiente para limpar você de todos os seus pecados, mesmo que eles se repitam um “zilhão” de vezes. A misericórdia, o amor e a graça de Deus são muuuuito maiores que qualquer coisa que a gente faça. E, Deus nunca vai amar você mais (nem menos) do que ele ama hoje. Pense nisso: mesmo que você continuasse a ter o vício da masturbação (ou de qualquer outra coisa) até o fim da vida, Deus continuaria a amar você como se você fosse absolutamente perfeita e a receberia de braços abertos no céu!

E, outra coisa extremamente importante: quando a gente comete algum pecado, não deve se afastar de Deus (deixar de falar com ele, deixar de ir à igreja, etc.), mas sim, se aproximar dele ainda mais! Gosto demais do que diz Hebreus 5.16: “Aproximemo-nos com toda confiança do trono da graça, onde receberemos misericórdia e encontraremos graça para nos ajudar quando for preciso”. Em outras palavras, quando estamos lutando com um vício, é o momento em que mais precisamos da graça de Deus. E é o momento em que ele mais nos acolhe com amor!

Além disso, é bom você entender que, sozinha, você não tem condições de vencer esse vício. De fato, ele é mais forte que você. Mas, Deus é mais forte que qualquer vício!

Terceiro, você não deve sentir culpa por pensamentos eróticos que passam por sua mente. O importante é você não alimentar esses pensamentos. Alguém disse muito bem que a gente não pode evitar que os pássaros voem sobre nós, mas pode evitar que eles façam um ninho sobre nossa cabeça. Ou seja, não deixe as fantasias correrem soltas. Evite visitar sites, ler livros e ver revistas, filmes e seriados que tenham cenas de sexo. As coisas que a gente vê alimentam nosso universo interior e “grudam” em nossa mente!

Quarto, faz parte da caminhada cristã buscar (com ajuda de Deus) a liberdade em Cristo. Libertar-se de um vício, qualquer que seja, é um longo processo, e não algo que você declara ou promete e ponto final. Se a masturbação é realmente um vício que está atrapalhando sua vida diária e seu relacionamento com Deus, peça para Deus colocar alguém em sua vida para ajudá-la nessa questão (pode ser uma mulher cristã mais velha, uma terapeuta, psicóloga, ou outra pessoa adulta de sua confiança, que não vá julgar você, mas sim apoiá-la e orientá-la nesse processo).

E, para terminar: Deus nunca, de jeito nenhum, vai desistir de você! Deus diz para você: “Não [a] deixarei; jamais [a] abandonarei” (Hebreus 13.5, Nova Versão Transformadora). Deus está profundamente interessado em ajudá-la a enfrentar esse desafio. Confie no amor incondicional dele por você, busque forças dele e fique em paz!

Sempre que quiser conversar, estamos aqui, ok?

Kisses,
Su