Hello, D.! Boa pergunta. Para começar, precisamos entender que “guardar o sábado” significa separar um dia para fazer três coisas: (1) Descansar. Até mesmo Deus, que não precisa descansar, separou um dia para não trabalhar (veja Gênesis 2.2). (2) Declarar nossa dedicação a Deus e confiança nele. Quando deixamos de trabalhar e estudar um dia por semana, estamos dizendo a Deus que ele é mais importante que nossas atividades. Confiamos que ele vai providenciar o tempo e as forças necessárias para completarmos nossos trabalhos/estudos nos outros seis dias. (3) Passar tempo com família e irmãos em Cristo. Uma vez que não precisamos nos preocupar em trabalhar, podemos curtir o relacionamento com Deus e com as pessoas que amamos – com calma e sem ansiedade.
Alguns exemplos de coisas para “guardar o dia de descanso” dessas três formas seriam: ir à igreja (ou, se isso não for possível, separar um tempo em casa para ler a Bíblia e orar e/ ou assistir a um culto on-line), fazer um bom almoço em família, visitar amigos, assistir filmes, ler livros, passear num parque, ir a uma galeria de arte, visitar uma pessoa no hospital, curtir seus animais de estimação, tirar uma soneca, tomar um longo banho, fazer as unhas, ouvir música J. Viu que não inclui nessa lista fazer compras no supermercado, ir ao shopping, fazer lição de casa, fazer faxina, e atividades desse tipo? É porque nosso corpo e nossa cabeça precisam de uma pausa dessas coisas todas e precisam de um tempo dedicado a relacionamentos, com Deus e com outros. Deus nos instrui a separar um dia de descanso porque ele sabe que, sem isso, a gente não funciona tão bem no resto da semana.
Para você conseguir separar um dia por semana para descansar é preciso planejamento. Por exemplo, procure estudar 15 minutos a mais todos os dias ou 1 hora a mais no sábado para não precisar estudar no domingo. Mantenha seu quarto arrumado durante a semana para não ter que fazer faxina no domingo. Não encha o domingo de programações da igreja de manhã até a noite, pois isso também não é descanso. E, o mais importante: peça para Deus mostrar como você pode dividir melhor seu tempo a fim de ter um dia para dedicar a essas três coisas.
Separar um dia de descanso é um passo de fé. Digo isso por experiência própria. Às vezes dá a impressão de que ganharíamos muito mais tempo se deixássemos para fazer lição, compras e serviços da casa no domingo, mas isso não é verdade. Precisamos pedir que Deus nos ajude a crer que ele vai suprir. E, no dia de descanso, podemos declarar para Deus que confiamos na provisão dele e, por isso, descansamos nele.
Por fim, temos de cuidar para não radicalizar. Se uma semana você precisar estudar no dia de descanso, tudo bem (só evite que isso seja o hábito, a rotina). Se precisar buscar alguma coisa no supermercado, sem problema (só não deixe todas as compras para esse dia). Se precisar dar uma ajeitada em suas coisas, fique tranquila. Jesus disse: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” (Mc 2.27). Ou seja, Deus nos deu esse dia para usarmos de modo sábio, e não para sermos escravos de regras e leis. Aliás, é bem legal ler as passagens dos Evangelhos em que Jesus cura pessoas enfermas no sábado (por exemplo, Mt 12.1-8; Mc 2.23-28; Lc 13.11-15).
Peça para Deus lhe dar sabedoria para que você use seu dia de descanso de um jeito que vai agradá-lo. E confie que ele responderá : )
Até a próxima!
Kisses,
Su