Hello, L.! Fique tranquila, pois, em parte, essas dúvidas são normais em sua faixa etária. Eu sei que, ao olhar em volta, talvez lhe pareça que todo mundo sabe o que quer da vida, mas geralmente não é assim. Muitos apenas escondem a indecisão. Tenho duas sugestões para você:
1 – Faça um teste vocacional (caso ainda não tenha feito). Procure um profissional qualificado (geralmente um psicólogo) para aplicar o teste. Não fique só nos testes vocacionais online ou aplicados em cursinho e escola. É preciso um profissional especializado para interpretar seus resultados e lhe dar orientações mais específicas. Você pode procurar encaminhamento em qualquer faculdade que tenha o curso de psicologia ou pode entrar em contato com o Conselho Regional de Psicologia na sua cidade.
2 – Entenda que existe uma grande diferença entre interesse e aptidão. Eu também tenho um mooooonte de interesses diferentes, mas isso não significa que sou apta para todos eles. Em que áreas você tinha desempenho melhor na escola? Que tipo de coisa você tem mais facilidade de aprender e se sente mais à vontade fazendo? É importante entender que nossa vocação (chamado para servir) é algo que Deus nos dá e, junto com ela, ele fornece aptidões específicas que precisaremos desenvolver para cumprir essa vocação. Dentro de cada vocação, existem diversas profissões e carreiras que podemos escolher, conforme nossas aptidões e nossos interesses. Outros interesses não entrarão em cena no trabalho, mas poderão ser usados como hobbies. Lembre-se, também de que sua escolha agora não precisa ser definitiva. É possível mudar de área, ou de enfoque, mais adiante. Ninguém tem obrigação de saber, com 20 anos, o que deseja fazer para o resto da vida!
Por último, o mais importante de tudo: pergunte para Deus! Se você tem um relacionamento pessoal com Deus, significa que ele já escreveu todos os seus dias e, portanto, ele é o maior interessado em lhe mostrar o próximo capítulo de sua história. Confie que ele vai guiá-la em direção à vocação que ele lhe deu.
E, se quiser conversar mais sobre esse ou qualquer outro assunto, é só escrever novamente!
Kisses,
Su