Pergunta:

Olá Su. Graça e paz. O que posso fazer para aprender com minhas próprias experiências. Percebi que poucas vezes aprendo a ser madura, responsável, com o que acontece ao meu redor. Sempre repito as mesmas coisas, mesmo elas tenho tido resultados negativos. E como posso ser uma pessoa mais observadora, do tipo observar as coisas ao meu redor, as pessoas, minha família, parentes, amigos. Eu meio que sou alienada, no sentido de ficar parada no tempo e só ver as coisas passarem. E uma coisa: Ainda não adquirir hábito de fazer atividade física, mas percebi que me sinto mais disposta em caminhar ouvindo músicas com fones de ouvido, na Praça aqui perto, mas tenho medo de assaltos, essas coisas. E aproveito melhor a caminhada quando não levo meu cachorro kkk. Mas eu queria cobrar de mim mesma, para fazer as coisas. Já ouvi falar que cobro muito de mim mesma, mas é ao contrário Acontece que eu me cobro de menos. Eu sinto que preciso ter uma pessoa me cobrando para eu reagir. E quero saber se ficar pensando muito sobre o que eu deveria ter feito, o que devo fazer, ficar remoendo o passado, é um tipo de cobrança? (Mesmo que não ponha em prática). Pois teve épocas na faculdade que quando estava indo para casa, eu ficava pensando no tanto de coisa que deveria fazer e tudo de uma vez, colocar matérias em dias, orar mais, ler a bíblia, ser mais organizada em casa, fazer exercícios. Aí eu seria que eu realmente não fazia, por que mesmo não estando cansada fisicamente, eu sobrecarregada meu cérebro com tantos pensamentos, e por isso não tinha foco em nada. É que tem muitas coisas que eu já deveria estar fazendo a muito tempo. Por exemplo: Já era para estar craque em orações, leitura bíblica, é vejo que não faço 2% disso. Digo isso, por que comecei frequentar a igreja aos 12 anos, me batizei aos 16. E hoje tenho 22 anos, com mentalidade de uma adolescente. Sei que tudo é um processo, que para ter comunhão com Deus é preciso conversar com ele todos os dias, procurar conhecer ele na palavra. Mas me sinto ansiosa, porque quero sentir a paz de Deus em mim agora, não quero esperar para quando tiver maior intimidade com ele. Pois preciso do apoio, consolo, abraço dele, agora. Help-me. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Deixe-me contar um segredo: quase todas as pessoas que se cobram demais acham que se cobram de menos. É sério! Ficar remoendo coisas do passado, criticando a si mesma por não aprender tão rápido quanto gostaria, tentar medir seu progresso espiritual – todas essas coisas são características de cobrança excessiva. E sabe o que é mais chato em tudo isso? Essa constante insatisfação consigo mesma não é nem um pouco produtiva. Não ajuda em nada a fazer mudanças para melhor. Pelo contrário, gera desânimo e abala sua confiança em Deus.

Uma forma bem prática de lidar com essas cobranças é lembrar que Deus está no controle de sua vida e que ele vai operar as transformações realmente importantes, não importa o que você sinta ou pense a respeito de si mesma. Claro que devemos participar do processo de santificação e de crescimento, mas Deus já sabe que não temos forças e iniciativa para isso. Ele espera que a gente tome a decisão de se engajar, mas que busque energia nele. Portanto, sempre que você identificar uma área em que gostaria de ser diferente – mais madura, mais sábia, mais “espiritual” – apresente isso para Deus. Diga: “Senhor, eu acho que estou demorando para crescer nesse aspecto. Se o Senhor considera esse crescimento importante, por favor me mostre o que fazer. Estou à disposição, mas não tenho recursos interiores para mudar. Trabalhe dentro de mim como o Senhor achar melhor e no seu tempo”.

Trazer essas coisas continuamente para Deus tira um bocado de peso de nossas costas e muda o foco de nós mesmas para ele – como deve ser sempre. Aquele versículo que diz que “levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo” (2Co 10.5) também tem a ver com isso. Não deixar os pensamentos correrem soltos para todos os lados, mas apresentá-los para Deus, sabendo que já estamos sendo aperfeiçoadas em Cristo.

E, não importa o que você esteja fazendo ou deixando de fazer diariamente na vida com Deus, você já é 200% aceita, amada e acolhida por ele. Deus não espera a gente amadurecer e conhecê-lo em profundidade para, só então, nos dar seu apoio, seu consolo e seu abraço. Ele já está lhe dando isso tudo agora, mesmo que você não sinta. O crescimento na fé vai fortalecendo nossa confiança nesse fato, mas o fato já é esse e não muda, quaisquer que sejam nossos sentimentos ou pensamentos.

Deus sabe o quanto você precisa da presença e do amor dele e prometeu lhe dar tudo que você precisa. Tome a decisão de crer nisso e viver em função disso – e confie que o Espírito fará o resto. Eu sei que é simples falar, mas difícil de vivenciar, mas essa é nossa jornada, minha amiga. Tenha paciência consigo mesma e compaixão de si mesma (algo que o mindfulness ensina e que a Bíblia nos dá base para fazer porque Deus nos trata com paciência compaixão).

E, quanto às atividades físicas, é legal que você está descobrindo o que funciona melhor. Outra opção que a gente está experimentado por aqui, de baixo custo e que nem precisa sair de casa, é pular corda. Providencie uma corda qualquer (nem precisa ser aquelas de academia), coloque sua música predileta  e, ‘bora pular! 🙂

Bom fim de semana para você e até a próxima!

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.