Querida L., algumas coisas para você pensar:
1 – Primeiro e mais importante: Você já é salva para sempre, não importa o que faça ou deixe de fazer. Sua salvação não depende de você. Cristo a realizou de uma vez por todas. Peça ajuda dele para viver de acordo com esse fato.
2 – Nós temos duas esferas de dependência em nossa vida, e elas são interligadas. A primeira é a dependência a Deus. Mas, vale lembrar que até para depender de Deus a gente precisa da ajuda… dele! Muitas vezes, eu oro coisas do tipo: “Senhor, me ajude, pois eu não tenho nem disposição para confiar em ti e buscar forças em ti!”. Deus entende e se compadece imensamente de nós. Ele não é um Deus de cobranças (nós é que cobramos demais a nós mesmas). Ele é um Deus de graça e misericórdia. Espero que você experimente isso cada vez mais. A verdadeira obediência sempre vem depois da graça divina – não antes, e não para merecê-la, pois senão não seria graça.
A segunda é a dependência de outros. Muitas vezes, temos medo de pedir que outros cristãos caminhem conosco, mas Deus nos criou para vivermos em comunhão (isso não é só festa da igreja, é apoio diário). Meu conselho, portanto, é que você busque seriamente, com direção de Deus, alguém que possa andar com você nessas questões. Confie que Deus pode colocar alguém em sua vida. Aquilo que você falou sobre o incentivo e a “cobrança” positiva dos professores na escola vale para a vida toda. Precisamos de pessoas que nos cobrem de um jeito amoroso e que nos incentivem. Sozinha, você nunca vai sair dessa situação. Isso é fato e é motivo de ânimo, e não de desespero. Busque apoio de pessoas ao seu redor!
3 – Sim, pode acontecer de usarmos transtornos como muletas, MAS, precisamos reconhecer que eles criam limitações, por vezes bastante sérias. Por isso precisam ser devidamente tratados (você faz acompanhamento médico e psicológico para seu TDAH?). Deus nos dá os recursos para lidar com essas coisas e ele espera que usemos esses recursos em vez de ficarmos nos culpando e autoflagelando.
4 – Para terminar, um versículo para você meditar: Salmos 46.10 (Deus está falando a Israel em um contexto de conflito externo, mas vale para nós em nossos conflitos internos).
Paz de Cristo para você!
Kisses,
Su