Hello, M.! Entendo como sua situação é difícil, amiga. Mas, não se desespere. Se você tiver calma, aos poucos vai conseguir conversar com eles e adquirir mais liberdade. Para começar, leia este post que fala exatamente sobre esse assunto: https://www.faithgirlz.com.br/index.php/eu-quero-sair-com-os-meus-amigos-mas-meus-pais-nao-deixam/
Eu sei que é horrível quando os pais ficam pensando o pior de nós. Por isso é tão importante mostrarmos que somos maduras e responsáveis. Desse modo, eles entendem que não somos mais garotinhas.
Uma das maiores coisas que você pode fazer para adquirir a confiança de seus pais é não esconder coisas deles. Se você está falando com alguém, diga para eles. Explique com bastante calma quem são essas pessoas (veja as dicas do post que eu indiquei acima). Se você fizer coisas às escondidas, eles vão criar cada vez mais regras e você vai ter cada vez menos liberdade. Portanto, honestidade total – sempre!
Outra coisa que ajuda a conquistar a confiança dos pais é cumprir com suas responsabilidades em cada. Eu sei que é chato e cansativo, mas todas as pessoas maduras, que têm liberdades, também têm responsabilidades. Uma coisa não existe sem a outra. Quanto mais você demonstrar que é capaz de assumir e cumprir responsabilidades, mais fácil vai ser de seus pais lhe darem liberdades. Esse é o preço que a gente paga para ter independência.
E, mais importante de tudo, converse muito com Deus. Peça para ele dar calma, sabedoria e clareza, para você conversar com seus pais de forma tranquila e respeitosa. Eu entendo que às vezes é frustrante, mas se você gritar, bater porta, etc., eles vão continuar a tratá-la como criança. Portanto, peça a Deus muita serenidade e uma boa atitude para dialogar com seus pais.
Deus entende tudinho de relacionamentos (aliás, Jesus veio ao mundo e também teve pai e mãe!) e gosta muito de nos ajudar nessas questões. Confie nisso!
E, sempre que quiser trocar uma ideia, estamos aqui!
Kisses,
Su