É muito bacana a preocupação em ser sincera sem machucar os outros! A primeira coisa que precisamos lembrar, porém, é que não controlamos as reações e sentimentos de outras pessoas. Você pode dizer algo com todo o jeito e carinho do mundo e, ainda assim, a pessoa pode se ofender. Portanto, faça sua parte, mas não fique na neura sobre como sua amiga irá reagir, ok?
Segundo, pense num momento apropriado para conversar, de preferência, quando vocês duas estiverem sozinhas e num lugar tranquilo. Nada de falar às pressas, dar indiretas ou conversar na frente de uma porção de gente.
Terceiro, comece deixando claro o quanto sua amiga é importante para você e como você considera fundamental ser honesta com ela. Diga o que é necessário de modo simples e objetivo, sem tentar enfeitar e sem enrolar. Por fim, deixe claro que você está aberta para ouvir o que ela tem a dizer.
Se, por acaso, parecer difícil demais conversar pessoalmente com sua amiga, comece escrevendo uma cartinha ou um e-mail para ela. Evite mensagens de texto e até mesmo telefonemas, pois podem gerar problemas de entendimento e comunicação. Se precisar, continue o assunto numa conversa cara a cara.
Antes de falar com sua amiga, converse bastante com Deus e peça as palavras e a atitude certas. Deus entende tudo de relacionamentos e gosta muito de nos ajudar nessa área.