Pergunta:

Resposta da Sú:

Oi! Eu tô muito triste. Parece que tudo é por minha culpa, e pior q é mesmo. Choro todos os dias, meus pais não me entendem, ninguém me entende. Preciso de alguém que saiba o que eu tô passando, que não ache que é frescura. Me sinto só, me sinto mal, muito triste. Não aguento mais essa vida, sinto um vazio dentro de mim. Me ajuda, por favor. Me dá alguma dica. Por favor me responde logo. L. E.

Querida L. E., saiba que, antes de escrever esta resposta, eu já orei por você, pedindo que Deus cuide de sua vida e envie uma pessoa para ajudá-la. Eu tenho certeza de que seus sentimentos não são frescura, e saiba que existem algumas coisas que você pode fazer para aliviar essa tristeza.
1 – Em parte, o que você está sentindo nesse momento é normal. Eu também tive momentos em que a vida parecia difícil demais. O que fez toda diferença nessas horas, foi conversar bastante com Deus. Por isso, gostaria de sugerir que você começasse um diário de oração. Funciona assim: você separa um caderno e, sempre que tiver oportunidade, escreve tudo o que está em seu coração. Não se preocupe com a redação. Não é aula de língua portuguesa (rsrs) e Deus entende até nossas ideias mais confusas. Mesmo que você não se sinta melhor de imediato, seja persistente com o diário. Você vai notar a diferença com o tempo. Não deixe os pensamentos ficarem ‘cozinhando’ dentro de sua cabeça. Coloque-os todos no papel, até os mais feios ou esquisitos! Depois, apresente tudo isso para Deus. Diga: “Minha vida está uma bagunça e eu estou super triste. Por favor, me ajude a encontrar o caminho de volta para a alegria”. Quando você quiser anotar alguma coisa muito secreta, escreva numa folha separada e, depois de falar com Deus, pique a folha em mil pedacinhos e jogue fora.
2 – Leia os bilhetinhos que Deus escreveu para você com muito amor na Bíblia. Para começar, eu recomendo o livro de Salmos e o Evangelho de João. Peça para Deus ajudar você a entender as palavras que você ler e pense nelas com bastante calma, deixando-as agir em seu coração.
3 – Se você ainda não convidou Cristo para viver em seu coração, é um ótimo momento para fazer isso. Nossa vida é cheia de pecados e confusões que nós não temos como resolver, mas Cristo morreu na cruz e ressuscitou para nos dar uma vida nova, na qual nunca estamos sozinhas. Quando aceitamos o presente da salvação, Cristo está sempre conosco e preenche esse ‘vazio’ que você mencionou.
4 – Não desista de tentar se comunicar com seus pais. Isso é muuuuito importante. Para algumas dicas sobre esse assunto, aqui mesmo no “Pergunte à Su”, procure a pergunta: “Ninguém me entende em casa e a culpa sempre é minha, o que eu faço?”. Leia com atenção e veja o que se aplica a sua situação.
5 – Faça uma lista de atividades simples que você curte. (Tomar um banho bem gostoso? Usar um hidrante perfumado? Ouvir uma música alegre? Pintar as unhas de uma cor divertida? Fazer um trabalho manual?). Pode parecer bobeira, mas pequenas coisas agradáveis trazem alívio para essa melancolia.
6 – E, por último, mas não menos importante, pense no que você pode fazer por outras pessoas (limpar alguma coisa em casa? estudar junto com uma colega? separar roupas para doação?). Quando a gente está se sentindo pra baixo, não tem vontade de ajudar ninguém. Mas, quanto mais tempo passamos remoendo nossos problemas, mais difíceis eles parecem. Uma mudança de foco ajuda imensamente!
Peça para Deus lhe dar as forças necessárias para seguir essas sugestões. Eu tenho certeza absoluta de que ele está ouvindo você e não vai deixá-la na mão!

Kisses,
Su