Alcoolismo na família: O que fazer?

alcoolismo na família - o que fazer

Alguém em sua casa consome bebidas alcoólicas em excesso? Isso causa brigas, vexames e tristeza? Parece que as coisas nunca vão mudar?

Meu coração fica bem apertado por você, pois sei por experiência própria que conviver com alcoolismo na família não é fácil! Não significa, porém, que sua vida precisa girar em torno disso. Saiba que Deus tem um cuidado todo especial por aqueles que enfrentam essa situação tão dolorosa e existem alguns passos que você pode dar em direção a uma vida mais saudável:

1 – Entender que o alcoolismo é uma doença séria e precisa ser tratada como tal. Ninguém é capaz de mudar a pessoa que sofre dessa doença. Em última análise, só Deus pode transformá-la, embora ele use vários meios humanos para isso, como grupos de apoio, medicamentos e outros tratamentos. Veja abaixo indicação de site para os grupos de apoio do Alcoólicos Anônimos.

2 – É muuuito importante você saber que o problema da pessoa não é responsabilidade sua, nem está ao seu alcance transformá-la. Às vezes, nos sentimos culpadas porque não conseguimos ajudar e pode acontecer até de a pessoa nos culpar. Não se deixe levar por esse sentimento, pois ele não corresponde à realidade. Precisamos nos lembrar de três coisas importantes: (1) Eu não causei o alcoolismo de meu pai, minha mãe, meu irmão, ou seja lá de quem for. As causas do alcoolismo são complexas, mas nunca são culpa de alguém, nem mesmo da pessoa que está doente. (2) Eu não tenho como curá-lo; e (3) Eu não posso controlá-lo.

3 – Quem sofre de alcoolismo só começa a mudar quando reconhece que tem um problema. Em geral, a pessoa precisa chegar “ao fundo do poço” para querer ajuda. Quando encobrimos o problema e tentamos amenizá-lo, às vezes interferimos nesse processo. Inventar desculpas para a pessoa e tentar protegê-la das consequências do vício, jogar bebidas fora, misturar a bebida com água, etc., não funciona, pois só reforça o comportamento compulsivo e causa irritação e frustração para quem está tentando ajudar.

4 – O alcoolismo pode afetar seriamente a saúde da pessoa, sua vida em família, seu trabalho e seu convívio social. Por isso, é importante que não apenas ela, mas toda família, tenha auxílio e orientação Mesmo que a pessoa que sofre de alcoolismo não queira ser ajudada, faz uma grande diferença quando os familiares recebem ajuda e aprendem a conviver com o problema. Existe um grupo de apoio muito bacana chamado Al-Anon (veja indicação de site abaixo), especializado em orientar e dar forças para famílias afetadas pelo alcoolismo. Incentivo você a entrar em contato com esse grupo o mais rápido possível. Vai fazer uma diferença enorme em seu convívio familiar!

5 – Se for necessário, peça ajuda em casos de agressão. Vá imediatamente a uma delegacia geral ou, se for o caso, à delegacia da mulher e conte o que aconteceu. É extremamente importante não esconder essas agressões, pois isso não ajuda a pessoa e a tendência é as coisas piorarem!

6 – Saiba que, embora exista uma propensão genética para o alcoolismo, ter alguém na família com esse problema não significa que você está condenada a tê-lo também. Lembre-se de que Deus é mais poderoso que todas as nossas tendências genéticas. Ser bem informada sobre essa doença, saber como ela se desenvolve e manter contato com um grupo de apoio são excelentes formas de evitá-la.

7 – E, o mais importante de tudo: você não está sozinha nesse desafio. Embora Deus permita doenças e dificuldades em nossa vida, ele usa todas as circunstâncias para nosso bem, porque ele nos ama D+ da conta e nos fortalece até para os maiores perrengues. Peça para Deus lhe dar paciência, sabedoria e até mesmo senso de humor para lidar com seu familiar doente. Também posso dizer por experiência própria que ele ouve e atende a essas orações de maneiras extraordinárias!

 

Sites úteis:

  • Alcoólicos Anônimos é uma organização séria e competente, baseada em princípios cristãos, que ajuda aqueles que estão buscando a sobriedade. Para mais informações, viste o site: http://www.alcoolicosanonimos.org.br/. Vale lembrar que os grupos do AA são para a pessoa que lida com alcoolismo, e não especificamente para a família.
  • A família pode contar com a ajuda do Al-Anon: http://www.al-anon.org.br/.
  • Outro programa excelente (que pode ser usado em conjunto com o AA e Al-Anon), com grupos que se reúnem em algumas cidades do Brasil, é o Celebrando a Recuperaçãohttp://www.umdiadecadavez.com/
alcoolismo na família - o que fazer