Você deixa sua calcinha pendurada dias a fio no banheiro? Dá uma lavadinha por cima, só para tirar o suor? Repete calcinha?
😬
Se você disse “sim” para alguma dessas perguntas, você está dando bobeira em sua higiene e, consequentemente, em sua saúde.
Anote estas dicas para dar um jeito nisso:
- Lave-as com sabão (preferencialmente neutro) ou com produtos específicos para higienizar calcinhas (eles podem ser encontrados em farmácias e supermercados). Caso tenha alergia a algum produto, procure opções hipoalergênicas ou peça dicas a um ginecologista ou dermatologista.
- Prefira lavá-las separadamente. Suas calcinhas merecem atenção especial. Não as coloque no mesmo balaio que serão lavadas as meias que seu irmão usou no jogo de futebol.
- Use-as somente se estiverem completamente secas. Um ambiente úmido e quentinho é tudo que os fungos querem para gerar micoses, coceiras e corrimentos.
- Mantenha a exclusividade: Suas calcinhas devem ser usadas só por você. É algo pessoal, que não se deve emprestar. É como se fosse sua escova de dentes, uma peça íntima, que não deve ser compartilhada.
- Descarte-as se estiverem rasgadas. Ainda que esteja superconfortável, a calcinha perde sua função se já não impede o contato da região vaginal com a roupa.
- Troque várias vezes se estiver em dias de grande fluxo menstrual. Se a calcinha manchar, é hora de trocar.
- Evite deixá-la pendurada no banheiro após o banho (gente, além de anti-higiênico, é feio, né?).
- Evite usar talcos ou perfumes para deixá-las cheirosas. Lavar com sabão neutro ou com produtos para calcinhas é suficiente.
- Guarde-as em um local limpinho e seco. Separe uma gaveta ou um espaço só para elas. Não é legal amontoar tudo… maquiagem, meia, a agenda da escola, a bateria do celular, o secador, o dinheiro da merenda e… as calcinhas, misericórdiaaaaa!
Cuide-se bem, tá?