Hello, B.! Claro que me lembro de você, amiga! E lembro também que conversamos sobre a importância de você interferir o mínimo possível nessa situação. Você fez sua parte ao contar para sua mãe. Agora, é hora de ficar na sua e parar de monitorar o cell dele. Sim, eu sei que é complicado, mas esse envolvimento não está sendo produtivo e só está alimentando seu ódio.
Como você mesma disse, sua mãe é uma mulher que anda com Deus e busca direção dele. Isso significa que você pode deixar essa questão nas mãos dela e, especialmente, nas mãos de Deus.
E que bom que você reconhece sua incapacidade de perdoar seu pai. Vou lhe contar um segredo: sem ajuda de Deus, não somos capazes de perdoar ninguém. É suuuuper importante você entender que o perdão não é um sentimento – é uma decisão. Seu pai está em dívida com você, pois, em última análise, ele traiu toda a família. Você tem a escolha de cancelar essa dívida. Não significa esquecer o que ele fez, mas significa parar de tratá-lo como devedor, quaisquer que sejam seus sentimentos. Nesse momento, você não precisa sentir afeto, carinho, admiração por ele. Mas, você pode escolher tratá-lo de modo educado por amor e respeito a Deus. Como fazer isso? Tome a decisão de perdoar e, então, duzentas mil vezes por dia, peça forças de Deus. Diga para Deus que você não quer viver cheia de ódio e mágoa, mas que escolhe buscar paz e um convívio respeitoso. Posso lhe dizer por experiência própria que essa é uma das coisas mais difíceis que Deus pede de nós e, por isso, é uma das situações em que ele nos dá ajuda mais poderosa. Primeiro, a gente decide perdoar mesmo que não sinta a mínima vontade. E então, com o tempo, Deus vai nos fortalecendo. À medida que caminhamos perto dele todos os dias, ele vai tratando da mágoa e do ódio até que nosso coração encontre paz nele (e não as circunstâncias). Decida perdoar, amiga. Isso poupará você de muito sofrimento adiante.
E, por fim, meu conselho é que você e sua mãe orem juntas com frequência sobre essa questão. Desse modo, vocês poderão apoiar uma à outra e fortalecer uma à outra. Deus faz coisas extraordinárias em nosso coração e em nossas circunstâncias e, no meio dessas dificuldades todas, você tem oportunidade de experimentar a bondade, o cuidado e o poder dele pessoalmente!
Paz de Cristo para você, e até a próxima!
Kisses,
Su
P.S.: Estou seguindo o isolamento beeeeem direitinho. Espero que você e sua família também estejam. Cuide-se!