Hello, B.! Seja muito bem-vinda ao blog FaithGirlz!
Se serve de consolo, não é só você que lida com esse desafio. É muito fácil nos tornarmos tão dependente do celular a ponto de isso começar a controlar nossa vida. Mas, nada de pânico, existem algumas dicas para ajudá-la a mudar esse comportamento compulsivo:
1 – Desligue todas as notificações. Vai ser impossível ficar longe do celular se ele toda hora ficar indicando que chegaram mensagens, atualizações, etc.
2 – Remova da tela inicial todos os aplicativos com os quais você gasta mais tempo. É isso mesmo! Cada vez que você for abri-los, terá de dar uma busca por eles. Se você esconder esses aplicativos, terá de fazer uma busca sempre que quiser abri-los e, portanto, terá tempo de pensar antes de entrar neles.
3 – Deixe seu celular em um cômodo diferente. Não o carregue com você por toda parte da casa. Se você estiver na sala, assistindo alguma coisa, deixe o telefone no quarto. À noite, quando for dormir, deixe-o na sala, na cozinha ou, se necessário, entregue-o para seus pais. Não deixe carregando ao seu lado na cama.
4 – Use aplicativos que bloqueiam redes sociais (dê uma busca por esses termos em itálico e você encontrará várias opções, entre elas algumas gratuitas). Você pode escolher os horários em que o aplicativo bloqueia/desbloqueia. Uma vez que dá algum trabalho desbloquear, você também terá tempo de pensar no que está fazendo.
5 – Separe um dia todas as semanas (e/ou algumas horas todos os dias) para fazer “jejum de celular”. Entregue seu telefone para outra pessoa durante esse período. Use parte do tempo livre que vai sobrar para conversar com Deus e pedir ajuda dele para quebrar esse hábito.
6 – Lembre-se de que uma mudança de hábito leva no mínimo duas semanas para acontecer (quando se trata de um vício, geralmente leva mais tempo para quebrar). Portanto, tenha paciência consigo mesma e não desista. Continue a falar com Deus sobre essa questão e pedir socorro dele sempre que a vontade de chegar o celular parecer incontrolável. Peça para ele lhe dar outras ideias criativas e lhe mostrar outras atividades interessantes que preencherão o tempo que você no cell. Se você ainda não costuma conversar pessoalmente com Deus, essa é uma ótima ocasião para começar. Veja como:
http://depapocomasu.blog.br/deus/2018/01/a-coisa-mais-importante-que-voce-precisa-saber/
E volte para conversar sempre que quiser. Estamos à disposição!
Kisses,
Su