Hello, B.! Puxa, eu sinto muitíssimo por você estar nessa situação. Posso imaginar como você está se sentindo, pois passei por circunstâncias bem parecidas. Soube que meu pai estava traindo minha mãe e tive de resolver o que fazer. Essa é uma questão que você vai precisar apresentar para Deus com muita oração, pedindo direção clara dele para seu caso. Vou compartilhar com você o que eu fiz e os motivos, para você refletir e perguntar para Deus se esse é o caminho que você também deve seguir, ok?
1. Se seu pai deixa o celular dele pela casa, sabendo que você e sua mãe têm acesso, e se ele deixou essas mensagens registradas, existe a séria possibilidade de que ele queira que vocês descubram e o confrontem. Talvez ele queira conversar sobre o que está acontecendo e não saiba por onde começar. No entanto, essa não é uma conversa para você ter com ele. Não o confronte. Esse é um assunto para ser tratado entre o casal.
2. O que eu fiz quando descobri a infidelidade de meu pai foi contar para minha mãe e mostrar provas (se não tiver provas, você ainda assim pode falar o que viu). Fiz isso porque, a meu ver, é sempre melhor ter as coisas às claras, dizer a verdade e dar a chance de as pessoas serem honestas umas com as outras. Se eu fosse a esposa, gostaria de saber a verdade, por mais dolorosa que fosse. Trazer a verdade à tona é o primeiro passo para que a pessoa reconheça o erro, peça perdão e possa haver reconciliação.
3. Se você escolher contar para sua mãe, entenda que pode ser algo para ajudar o casamento deles a se fortalecer, caso haja arrependimento de seu pai, perdão de sua mãe e processo de reconciliação (algo que leva tempo). MAS, também existe a possibilidade de um rompimento. Se esse rompimento acontecer, é muuuito importante você ter bem claro em sua mente que você não foi a causa. O casamento já está com problemas. Você não é o motivo. Você pode apenas apontar para sua mãe que esses problemas estão presentes (é provável que ela já saiba ou suspeite). Não deixe que ninguém (nem você mesma) a culpe por aquilo que acontecerá se sua mãe confrontar seu pai. Cedo ou tarde, essas questões viriam à tona de um jeito ou de outro. Sua família não está feliz e unida neste momento. De certa forma, ela já está destruída por essa quebra de confiança de seu pai. Se houver uma separação, será apenas a continuação do quadro atual. E não será culpa sua.
4. Ao mesmo tempo, esse quadro presente de destruição pode ser revertido se a verdade vier à tona e se seus pais resolverem tratar os problemas deles. O tratamento pode ser doloroso, mas pode contribuir para que sua família seja reconstruída, reconciliada e renovada. Não foi o que aconteceu em minha família, mas eu já vi acontecer em outras.
5. Por fim, se você resolver contar para sua mãe, depois que tiver falado para ela o que você viu/leu, remova-se o máximo possível da situação. Desse momento em diante, você terá feito sua parte, e não deverá mais interferir nem tomar partido de ninguém. Se seus pais vierem falar com você um sobre o outro, tentarem fazer você defender o lado de um ou de outro ou envolverem você nos problemas de casamento deles, diga respeitosamente: “Essa é uma questão que vocês precisam resolver entre vocês dois, e não com os filhos”. E fuja! rsrs. Esse é um conselho que eu gostaria que alguém tivesse dado para mim quando meus pais tiveram os problemas deles. Permaneça o mais neutra possível, não deixe ninguém arrastá-la para dentro da situação. Você é filha, e não confidente, conselheira, etc.
Vou orar por você, para que Deus
lhe mostre de um jeito bem claro o que você deve fazer. E posso lhe dizer por experiência
própria que Deus tem um carinho e um cuidado muito especial por nós no meio das
confusões familiares. Sobrevivi a três divórcios em minha família, e o amor, a
bondade, a graça de Deus foram tão grandes, que hoje eu tenho um casamento
muito feliz e estou aqui conversando com você e compartilhando o que Deus fez por
mim e o que ele pode fazer por você também 🙂
Aconteça o que acontecer, apegue-se a Deus e confie nele.
E, sempre que quiser conversar, passe aqui. Você não está sozinha!
Kisses,
Su