Hello, R.! Puxa, sinto muito que você esteja tão triste. Mas tem algumas coisas que você pode fazer, amiga.
Primeiro, quanto à psicóloga, antes de ir à consulta (tipo, durante a semana, quando alguma coisa que lhe vier à mente), faça anotações ou grave áudios para ajudar você a se lembrar do que gostaria de conversar. Você também pedir ajuda dela dizendo algo do tipo: “Olha, hoje eu queria conversar sobre … (por exemplo, minha mãe/ a escola/ etc.), mas não estou conseguindo me abrir. Será que você pode fazer algumas perguntas para me ajudar a me expressar? Eu quero colocar algumas coisas para fora, mas não está saindo”. Você também pode escrever tipo uma carta para a psicóloga quando lembrar de alguma durante a semana e ler para ela durante o encontro. Eu mesma já fiz isso e foi bem produtivo!
E o mesmo se aplica à sua mãe. Não desista de tentar se comunicar com ela. Não importa qual seja a situação dela com seu pai, ou no trabalho, ou seja lá o que for, sua mãe tem uma séria responsabilidade de acompanhar, apoiar e orientar você nessa fase. Você não precisa cobrar isso dela, mas deve continuar tentando dizer para ela o quanto você precisa desse acompanhamento, o quanto as coisas estão difíceis e o quanto o apoio dela faria diferença. A mesma coisa vale para o seu pai, pois os dois têm obrigações e responsabilidades em relação a você. Mesmo que não role um diálogo maravilhoso logo de cara (essas coisas levam tempo), é importante você insistir. Aproveite e comente com a psicóloga sobre essa questão. Aliás, você pode dizer para ela exatamente o que escreveu para mim aqui na pergunta!
Se não conseguir falar com sua mãe, escreva uma carta, uma mensagem de texto, grave um áudio ou um vídeo.
E, mais importantíssimo de tudo, lembre-se de que você não está sozinha. Deus está ao seu lado, sempre pronto a ajudá-la, e ele tem poder para fazer muito mais do que qualquer psicólogo, pai, mãe, amigo – embora muitas vezes ele use essas pessoas também 🙂 Fale com ele, abra seu coração, peça socorro dele sempre que bater a angústia.
Começar um novo ano não vai mudar as coisas, mas pedir as coisas com certeza fará toda diferença pra melhor! Confie nisso!
E passe aqui sempre que quiser conversar, ok?
Kisses,
Su