Pergunta:

Hello,Su. Como tinha falado, eis a minha próxima dúvida: bom, resumidamente eu não sabia o que queria como faculdade,então resolvi avaliar nas que eu passaria com a nota do enem e as que eu poderia fazer(que seriam em cidades próximas e tinham que ser públicas). Sendo as de meu interesse: as de lecionar algo,como letras,pedagogia,matemática e as da área de TI,então como na minha cidade tem um campus federal eu resolvi arriscar TI(não precisaria do financeiro de ninguém para isso,porque vou de bike e é pública),nunca tinha feito nada do gênero,então como é de se imaginar eu senti bastante dificuldade,mas ao mesmo tempo em que eu me sentia pressionada a continuar para não desapontar meus pais ou o meu pai dizer que eu não continuei porque agora eu namoro(meu pai não é crente e não gosta do fato de eu namorar para casar,basicamente ele não quer que eu case),eu também meio que estou gostando,porém me sinto muito frustrada,porque no 1° semestre eu reprovei 1(que não me defendendo,mas realmente uns 20% da turma passou) e no 2° eu reprovei 2,já no 3° eu não reprovei nenhuma,mas ainda tô devendo essas que reprovei e consequentemente acumulando as cadeiras que elas trancam . Meu IRA(é a média das notas ao longo da faculdade) é maior que 7,só que eu tenho muito o que correr atrás,aprender novas tecnologias,linguagens de programação. Pelo menos uma coisa eu já fiz para aprender fora a faculdade,foi um curso de Manutenção de Computadores(que por sinal gostei bastante),mas o meu curso é mais software do que hardware. Gostaria de uma luz quanto a isso!!! M.

Resposta da Sú:

Hello, M.! Bom vê-la aqui de novo J

Em relação à faculdade, a meu ver, o melhor que você pode fazer no momento é levar esse curso adiante. Você já mostrou que tem capacidade para isso, e as “complicações” que você descreve não são impossíveis. Mesmo que você não seja apaixonada por TI, é uma área que tem boa empregabilidade e que lhe permite explorar várias outras coisas. Como você mesma viu, a parte de hardware  é bem legal e, unida a um conhecimento mais profundo de software, pode abrir boas oportunidades de novos cursos e de trabalhos para você. No momento, acho que seria bem mais complicado você começar do zero em outro curso do que terminar o que você começou. Se depois de concluir TI você resolver que não é sua praia, ainda pode procurar emprego nessa área e ter recursos para estudar coisas diferentes, que sejam mais do seu interesse.

Mais importante que minha opinião, porém, é o que Deus tem para sua vida. Meu conselho é que você ore bastante sobre esse assunto e procure alguém aí perto para orar junto com você sobre isso e, quem sabe, opinar também. Alguém que conhece você e sua realidade melhor, uma pessoa cristã com experiência de caminhada com Deus, pode ser de grande ajuda para lhe dar o apoio que você precisa e buscar direção de Deus junto com você. Também pode ser legal você conversar com profissionais da área de TI e saber como foi o tempo de faculdade deles, que conselhos dariam, que oportunidades eles veem nessa área, etc.

Fale com Deus, busque apoio de alguém perto de você e fale com profissionais da área. Esse é um “trio” que Deus pode usar para lhe dar clareza e orientação J

Até a próxima!

Kisses,

Su