Pergunta:

Hello Su! Hoje eu vou escrever um pequeno (ou grande, não sei) texto/resumo do que eu estou passando. Desculpe qualquer erro de português: Meu professor de ciências passou um trabalho em grupo para incentivar o uso de celulares para trabalhos escolares com consciência. Ele escolheu um joguinho de perguntas onde podemos ir e responder questões de ciÊncias. Legal, não? Porém, ele decidiu, depois de muitas tentativas de sorteio sem a aceitação dos alunos, que nós escolheriamos os grupos, dois de 6 e um de 7. Logo sugeri para minhas amigas que colocassemos aquela menina que eu estava falando outro dia. Mas elas disseram que não iriam colocá-la e alegaram irresponsabilidade da parte dela. Obviamente, eu fiquei chateada, mas decidi deixar as coisas fluirem para ver o que acontecia. No dia seguinte, eu e a minha amiga(vou chama-la de L para que vc não se confunda) estavamos conversando sobre o trabalho e sobre o que iamos estudar, então fomos a sala em que o prof estava para perguntar qual seria a Unidade que fariamos. Foi ai que vimos na lista, com a letra da minha amiga do outro grupo, Que eu e a L não estavamos no mesmo time. A L disse ao prof que queria ficar comigo, e eu, inocentemente comentei(analisando a letra) que aquela letra era a da minha outra amiga (tá dando para acompanhar? Espero que sim). O Prof, então, mudou a L com a minha outra amiga. Eu sabia que a outra ficaria chateada, mas não sabia o que fazer. Na manhã seguinte, a L comentou com a outra colega sobre a troca. Como eu suspeitava, ela ficou muuuuito brava, tentou fazer o prof muda-la, porém, este se recusou dizendo que a L pediu para que ele as trocasse, entretanto não comentou que eu estava lá. Agora estão colocando a culpa nela, e ela, por gostar de mim e ser extremamente protetora, assumiu toda a culpa e não citou meu envolvimento. Então a outra começou a perguntar a todo mundo do grupo se eles queriam essa troca, quando chegou a minha vez, eu não sabia o que responder, não queria magoar minha amiga nem a L, entao me mantive quieta. Logo a outra interpretou meu silêncio como um sim e agora ela esta chateada comigo. Eu não sei o que fazer! Digo meu envolvimento e peço desculpas? Assumo toda a culpa para poupar a L? Ponho a culpa no professor por sua má interpretação? Ou talvez tudo ao mesmo tempo? Me responda assim que puder Su! Ass. G.

Resposta da Sú:

Hello, G.! Puxa, que saia justa, hein? Em minha opinião, pode ser interessante você assumir responsabilidade (não acho que seja uma questão de culpa, pois você não agiu com má intenção e não parece ter feito nada de errado – foi apenas um mal entendido) por sua parte na história, sem aumentá-la nem diminuí-la. Não assuma responsabilidade que não é sua. Apenas diga qual foi sua participação no ocorrido. E explique (também não acho que seja o caso de “por a culpa”, pelo mesmo motivo que acabei de citar) que o professor complicou um pouco mais as coisas com a interpretação equivocada dele.

Converse com Deus e peça para ele mostrar se é esse o caminho. Ele sabe que você precisa de direção clara e rápida nessa questão. Confie que ele vai dar a resposta necessária. E, se resolver falar, faça isso apenas por uma questão de honestidade, sem tentar mudar a configuração do grupo novamente, o que poderia complicar mais a situação e gerar outras questões. Aproveite e peça para Deus lhe mostrar o que você pode aprender com essa experiência para aplicar em dilemas futuros. Ele gosta muito de trazer ordem a situações confusas e nos ajudar a usar até essas dificuldades para nosso bem mais adiante.

Até a próxima!

 

Kisses,

Su