Querida M., a primeira coisa que você precisa saber é que todas nós– inclusive as pessoas que estão fazendo gozações de você – pagamos uns micos monumentais!
Além disso, o amor de Deus por nós não muda nunca, mesmo quando dizemos alguma bobagem. Pelo contrário, ele tem um carinho especial por nós nessas situações. Lembre-se disso!
Em minha opinião, existem algumas coisas que você pode fazer:
- Tentar conversar com pelo menos algumas dessas pessoas e dizer que está chateada com as gozações. É possível que algumas delas estejam simplesmente “indo na onda” das outras e talvez nem percebam o quanto estão magoando você.
- Esforçar-se para não dar bola para as brincadeiras bobas. Em geral, quanto mais a gente demonstra que as gozações incomodam, mais as pessoas pegam no nosso pé. Se você ignorar, fizer de conta que não é com você e tocar sua vida pra frente, existe a grande possibilidade de o pessoal cansar e deixar você em paz. Aguente as pontas, pois não vai durar para sempre!
- Pedir ajuda a Deus para você ter misericórdia de si mesma, comoeletem misericórdia de você. Perdoar a si mesma significa entender que você vai cometer erros (ou simplesmente falar bobagem de vez em quando), mas que isso é parte normal da vida de todo mundo. Eu tenho umas situações embaraçosas que eu preferia que nuuuunca tivessem acontecido, mas algumas delas me ajudaram a desenvolver maior compaixão por mim mesma e por outras pessoas quando elas pisam na bola. Portanto, peça a Deus que também desenvolva em você misericórdia pelos outros.
- Carregue com você um versículo que a ajude a lembrar-se do amor e do cuidado de Deus por você e que lhe dê forças. Algumas sugestões: Filipenses 4.13, Salmo 27.13, Romanos 8.37-39. Sempre que tiver de enfrentar as brincadeiras na escola, dê uma espiada no versículo e peça ajuda a Deus naquele exato momento. É impressionante como, por meio da oração, da Palavra e do socorro do Espírito Santo, Deus vai mudando nossa forma de encarar até as situações mais complicadas.
E, sempre que precisar desabafar com alguém, estamos aqui!
Kisses,
Su