Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, G.! Que bom encontrar você aqui! Claro que me lembro de seu livro. Saiba que todos os escritores têm textos que acabam nunca sendo publicados, mas que são excelentes experiências de aprendizado.

Respeitosamente, amiga, discordo da opinião de sua mãe. Magia não é necessariamente ocultismo, mas apenas uma forma simbólica de representar realidades  invisíveis, coisas que nós sabemos que existem, mas não conseguimos explicar. É uma ótima forma de tratar de verdades espirituais.

E, sempre que a gente mostra na história valores como amor, justiça, lealdade, bondade, etc., por meio dos personagens, a gente está falando de Deus. Essas coisas todas são a natureza de Deus. Ele é amor, ele é justiça. É possível descrever o caráter de Deus, como ele age no mundo, como ele cuida de toda a sua criação sem falar diretamente dele. Foi o que fizeram excelentes autores cristãos como C. S. Lewis (como você lembrou muito bem) e J. R. R. Tolkien. Fantasia e ficção bem escritas são uma das melhores maneiras de falar do mundo espiritual, e as lutas entre bem e mal são e apontar para a vitória de Deus sobre todo o mal, uma vitória que a gente vai ver plenamente quando Jesus voltar. Deus pode lhe dar uma imaginação santificada e inspirada pelo Espírito, para que você fale dessas coisas de modo profundo, que pode tocar os leitores muito mais do que simplesmente descrever realidades sem-graça e ficar enfiando o nome de Deus aqui e ali só por obrigação. Escreva sobre bichos que falam, sobre magia, sobre mundos que não existem, sobre seres que ninguém nunca viu, sobre tudo o que Deus lhe der criatividade e imaginação para escrever!

Talvez essa seja uma parte de sua vida que, pelo menos no momento, você não possa compartilhar com sua mãe. Aliás, alguns escritores e editores aconselham que a gente não mostre nossos manuscritos para amigos e familiares, pois, geralmente, mais atrapalha do que ajuda. Não é uma questão de esconder dela o seu texto nem de mentir, mas de guardar isso para si por enquanto, para que Deus lhe dê a liberdade criativa que você está precisando para contar a história que ele vai colocar em sua mente. Se necessário, em algum momento você pode conversar com ela de modo tranquilo e respeitoso e dizer que discorda da opinião dela e que está buscando direção de Deus para seu trabalho.

Que o Criador de todas as coisas trabalhe com você para criar universos incríveis, dar vida a personagens e contar histórias inspiradoras!

E passe aqui sempre que quiser para trocarmos ideias!

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.