Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, G.! É com grande prazer que lhe informo que você está se preocupando com algo totalmente desnecessário e, portanto, que você pode colocar essa preocupação de lado enquanto trabalha 🙂

A formatação do seu arquivo de manuscrito não tem nenhuma relação com o tamanho e a formatação da obra em seu design final. Isso é definido bem mais adiante pela editora (ou se você optar por autopublicação online, pela plataforma que você vai usar).

Algumas editoras pedem que os manuscritos para avaliação sejam entregues em determinado formato, mas isso é algo que você pode pesquisar e aplicar depois de terminar de escrever. Se você gosta de trabalhar com fonte 16 e espaço duplo, por exemplo, fique à vontade! Nesse momento, o fundamental é concentrar-se na construção da narrativa, nos personagens, no universo que você está criando.

Quando uma editora concordar em publicar seu manuscrito, ele passará por um processo de edição e revisão. Se estiver longo demais, por exemplo, serão feitos cortes. E também serão feitas outras mil alterações. Você terá controle sobre algumas delas, mas não todas. Vá se acostumando com essa ideia, kkk. E, depois, ele receberá uma diagramação e um design (que inclui escolha de capa). Também nesse caso, você poderá opinar sobre algumas coisas, mas nem todas.

Embora a ideia de entregar seu “bebê” para ser alterado dessa forma talvez pareça assustadora, na verdade, é o contrário: ela deve dar tranquilidade, pois libera o autor para pensar na criação da história, mais que nos detalhes de como ela será apresentada visualmente lá adiante.

Bons trabalhos para você amiga e, como você já sabe, estamos à disposição!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.