Pergunta:

Graça, Su. Su, se futuramente eu começar a namorar e até chegar a noivar, o que posso fazer para não alimentar atrações por outros rapazes? Sei que namoro e noivado são justamente para conhecer a pessoa e ver se temos Deus como nosso alicerce, e que seremos as pessoas certas uma para outra para toda a vida. Conheço casos de pessoas que namoraram anos,chegaram a noivar, mas terminaram por conhecer outra. Sei que se de fato, a pessoa analisou bem e teve experiências, sinais que o relacionamento não daria certo, faz bem em terminar, do que persistir em um relacionamento apenas porque estão há muito tempo juntos e que poderá causar consequências graves e eternas para ambos. Mas, por exemplo já vi alguns filmes, que a pessoa namorava, noivou e tinham um bom relacionamento, mas que de repente terminou por conhecer outra pessoa, em questão de dias, semanas. Vi umas partes de um filme, que o noivo conhece uma mulher, passa uma noite com ela e depois vai ao casamento e explica a noiva que sente muito, mais não pode se casar, pois se apaixonou por outra. A noiva chora de raiva e manda ele ir embora. A mãe do noivo fica decepcionada e abraça, consola noiva. No final ele termina junto com a outra. Eu não consigo engolir isso, quando o casal realmente está bem e do nada aparece uma nova pessoa e acaba tudo. Pior ainda quando são casados oficialmente, mesmo. Vi umas partes do filme: Pessoa certa, hora errada. Um homem ve uma noiva saindo da igreja, tinha acabo de casar e fica deslumbrada com ela e depois vai ao casamento e provoca o noivo dizendo que ela deveria estar com ele e não com o noivo. A noiva furiosa, dá um soco no rapaz. E ai começa a pertubação, ele faz de tudo para conquistá-la. O marido está nervoso com toda situação e acabam se separando e no final, o sujeito conquista ela e acabam juntos. Ps: O noivo era bem mais bonito que o rapaz. Rsrs Foi uma palhaça. Você poderia dar uma olhada no trailer desse filme e dizer suas observações iniciais? Se formos nos apaixonar por cada um que aparece, que tem várias qualidades, que nos tratam bem, que gostamos do carinho, e alimentar isso, não haverá namoro, noivado, casamento que dará certo. Sempre vai aparecer uma pessoa nova, com alguns desses atributos. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Embora namoro não seja, obrigatoriamente, um relacionamento para o resto da vida, enquanto estamos namorando devemos pensar como se estivéssemos casadas no que diz respeito a ficar “olhando em volta”. Ou seja, não devemos imaginar que temos espaço para analisar alternativas.  Mesmo sabendo que o namoro talvez termine, precisamos ter muito claro dentro de nós que é um compromisso exclusivo e, portanto, que ficar avaliando outras possibilidades enquanto namoramos, não é uma opção. No noivado isso é ainda mais sério, pois se uma pessoa assume esse compromisso (só um passinho antes do casamento) e continua a “manter suas opções abertas”, é sinal de que, com certeza, não está preparada para casar.

Se alguém que não seja seu namorado começa a ocupar seus pensamentos e exercer atração, deve-se aplicar o mesmo princípio que no casamento: reconhecer essa realidade, mas não alimentá-la de jeito nenhum e ter consciência de que você está dentro de um compromisso exclusivo. Mas, ao contrário do casamento, no namoro, quando você se sente fortemente atraída por outra pessoa e começa a imaginar que ela talvez seja mais legal que seu namorado, é hora de avaliar o namoro com muita seriedade, em atitude de oração, para entender se tem futuro ou não. É hora de perguntar: Por que estou olhando ao redor? Por que essa outra pessoa me atrai? É só porque é alguém novo e diferente? Ou será que estou insatisfeita com meu namorado? E, se estou insatisfeita com ele, qual é o motivo? É algo realmente válido? É algo que preciso resolver dentro de mim? Ou é uma questão referente a nosso relacionamento? Dá para dialogar, procurar resolver?

Namoro não é casamento, mas é um passo importante e de forte compromisso, em direção ao compromisso maior, para o resto da vida. Precisa ser levado extremamente a sério. Para mais sobre isso, leia (ou releia) nosso post: https://depapocomasu.blog.br/relacionamentos/2018/07/afinal-o-que-e-namoro/

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.