Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, L.! Primeiramente, se você não gosta de política e não tem paciência ou interesse de se informar sobre candidatos (o que é compreensível), a meu ver, é melhor você não votar. É um direito seu, desde que você pague a multa. Melhor não participar do processo do que participar sem ter convicção e informação. É super importante pesquisar o histórico dos candidatos, tipo, o que eles disseram e fizeram no passado, que projetos eles propuseram e realizaram, a que princípios eles realmente aderem na vida política e na vida pessoal. Não adianta só ver o que eles estão propondo um pouco antes das eleições, pois aí todo mundo promete maravilhas, kkk.

Em vez de dar minha opinião sobre nosso atual presidente, prefiro colocar aqui algumas coisas que a Bíblia ensina sobre boas/bons líderes e governantes e deixar que você tire suas próprias conclusões.

– Jesus ensinou que os bons líderes devem ter uma atitude de serviço. Não devem ser egoístas, narcisistas e sedentos de poder, mas ter o desejo de servir ao povo, mesmo que isso implique sacrifícios.

– Devem ser pessoas íntegras, que procuram viver de modo correto, sensato, justo, dedicado à família em sua vida pessoal e à comunidade em sua vida pública. Devem ser pessoas que se esforçam para ter uma vida “limpa” em sua conduta e em seu modo de falar com outros.

– Devem ter imensa e prioritária preocupação com os mais pobres, mais fracos, mais vulneráveis. Todas as suas decisões devem ser pensadas para beneficiar primeiramente essa parte da sociedade.

– Devem ser pessoas que têm a humildade de buscar conselhos de outros que sejam sábios e de ouvir a voz do bom senso, da razão, do equilíbrio e da moderação.

– Devem ser pessoas que têm profundo respeito por todos, quer concordem ou não com seu estilo de vida, sua religião, etc. É responsabilidade de governantes buscar o bem de todos que estão debaixo de seu cuidado.

– Devem ser pessoas que promovam diálogo, paz e união no meio do povo, atuando de forma diplomática, não por força, e jamais incentivando qualquer tipo de violência.

– E, por fim, se a/o governante se diz cristã(o), deve se esforçar ao máximo para, com ajuda do Espírito, ser exemplo de tudo isso que foi colocado acima, ser testemunho de vida, de humildade e de serviço.

Para ver as passagens bíblicas que trazem os itens alistados acima, veja aqui:

https://www.bibliaon.com/lideranca/

Claro que nenhum candidato (cristão ou não) vai se encaixar em todos esses ideais, mas precisamos pedir ajuda de Deus para encontrar pessoas (cristãs ou não) que sejam não apenas supostamente competentes e astutas na vida política, mas que busquem viver de modo agradável a Deus (quer elas o reconheçam ou não). E, se depois de estudar todas as possibilidades nossa consciência não estiver tranquila de votar em ninguém, podemos escolher não participar do processo eleitoral. Como eu disse, a meu ver, é melhor não votar do que votar mal.

Que o Senhor nos cubra de sabedoria e discernimento para escolher bons governantes, que ajudem a promover uma medida de paz e bem para todos em nosso país e em nossas comunidades.

Kisses,

Su

P.S.: Tempos atrás, respondi duas perguntas de outra menina sobre a questão de votar, envolver-se com política, etc. Penso que essas conversas podem ser úteis para você também! Dê uma espiada:https://www.faithgirlz.com.br/?s=votar

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.