Hello, L.! E feliz ano novo pra você, amiga, debaixo da maravilhosa graça divina!
Quanto a sua dúvida, talvez não seja uma questão simplesmente de certo/errado, mas de você perguntar: “Por que eu quero fazer isso?”. Que benefício você pensa que traria buscar estados alterados de consciência? O que você pretende ao buscar essa experiência? Será que essa é a melhor maneira de usar sua curiosidade e energias nesse momento? Só porque algo não envolve drogas, não significa que não tem riscos e consequências. A noz-moscada, por exemplo, causa alucinações porque tem substâncias químicas que induzem esse tipo de reação. Essas mesmas substâncias, em grande quantidade, são extremamente tóxicas e podem causar sérios problemas que exigem pronto atendimento médico.
Existe em andamento pelo mundo afora uma porção de estudos sobre o uso de estados alterados de consciência (por meio de substâncias como cetamina, ayahuasca, cogumelos, etc.) como instrumento terapêutico para depressão, transtorno bipolar e afins. Esses estudos são realizados em ambiente clínico/hospitalar controlado, sob a supervisão de profissionais da saúde. Se seu interesse nesse tema é ligado a uma busca por melhora em questões de saúde mental, aconselho você a conversar com seu psiquiatra a esse respeito e ver o que ele diz.
Aquilo que conversei com outra menina tempos atrás sobre sonhos lúcidos também é relevante para essa questão. Leia ou releia aqui:
Até a próxima!
Kisses,
Su