Hello, L.! A meu ver, não tem nada de errado em você dizer que é parda. É uma forma de você valorizar sua herança negra, mas também reconhecer que outras etnias fazem parte da história de sua família. E também não seria errado você escolher abraçar sua herança preta e se considerar apenas negra – é uma questão de como você se vê e com que você se identifica.
O fato de você pensar que pele negra escura não é tão bonita quanto todas as outras cores pode ser resultado de um longo processo de endoutrinamento que se arrasta há várias gerações em nosso país. Ou seja, somos educados para achar que ser loiro de olhos azuis, por exemplo, é mais lindo que ser inconfundivelmente negro de cabelos e olhos escuros. Ao longo da história, foram feitas muitas associações negativas e, de um jeito ou de outro, isso chega até nós. Infelizmente, também, por vezes associamos cor de pele e outros elementos exteriores, a caráter e à natureza interior. Isso não é agradável a Deus e, como tudo o que foge do roteiro dele, devemos reconhecer essa dificuldade e buscar novas formas de pensar.
Como cristãos, sabemos que todos são inerentemente belos, porque todos são criados por Deus com amor. Deus cria, vê e aprecia as diferentes cores de pele, cabelos e olhos, os diferentes formatos de olhos, boca, nariz, face, corpo, as diferentes texturas de cabelo. E, com a ajuda dele, também podemos cultivar a disposição de apreciar essa enorme variedade. Para isso, precisamos gastar mais tempo conversando com ele do que gastamos engolindo o que a mídia e a sociedade impõem como padrão de beleza. E devemos buscar socorro de Deus para nos afastar cada vez mais de qualquer tipo de preconceito. Todos nós somos preconceituosos em algum aspecto e todos nós precisamos de clareza e forças dele para trabalhar isso. É um processo – o importante é que, pelo Espírito, possamos nos mover sempre na direção correta.
E, como a gente sempre conversa, é muito bom saber que Deus é o maior interessado em nos ajudar nesse processo e nos mostrar a imensa variedade de belezas que ele cria continuamente nas pessoas ao nosso redor!
Até a próxima!
Kisses,
Su