Pergunta:

Resposta da Sú:

Graça e paz, L.! Entendo sua preocupação e sua sensação de que talvez esteja sendo hipócrita. Uma forma difícil, mas eficaz, de lidar com essa questão é criar uma regra e aplicá-la a todos, sem exceção. É o que meu marido e eu temos feito desde março/2020. Não convidamos para nossa casa nem família, nem amigos mais próximos, ninguém. Desse modo, não precisamos lidar com esse dilema e evitamos uma porção de conflitos. Sei que no seu caso talvez seja mais complicado, pois você mora com sua família. Mas, uma opção é você (independente das decisões de sua mãe) não receber nenhuma de suas amigas. É fácil? Claro que não! Mas é uma forma de ser coerente e também de não colocar ninguém em risco. Afinal, vírus não quer saber se as pessoas são familiares e amigos queridos ou não. Aliás, muitas infecções acontecem justamente entre pessoas próximas.

Agora, se você quer receber algumas pessoas, mas outras não, então precisa trabalhar em sua mente aquilo que conversamos em outras ocasiões: você não deve explicações para outros. E não pode ficar se preocupando com o que outros vão pensar. Você pode minimizar as complicações ao pedir que os amigos que a visitam não fiquem  postando sobre isso. E, se essa colega ficar sabendo, é válido você dizer aquilo que você explicou acima. É uma resposta sincera e educada, como deve ser.

A meu ver, essas são suas opções. Pense nisso, fale com Deus e veja o que ele mostra para você, que talvez não seja o mesmo que ele tem mostrado para outros.

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.