Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, L.! Como tantas outras coisas, não creio que seja apenas questão de bater um carimbo de “certo/errado” em cima dessa questão super delicada e complexa.
No tipo de sociedade que a Bíblia apresenta, a família é constituída de um homem e uma mulher, e cada um reflete aspectos diferentes de Deus ao cuidar dos filhos em um ambiente saudável e equilibrado. Mas, só porque uma família tem um pai e uma mãe, não significa que ela é ideal. Dentro desse esquema tradicional, podem acontecer muitos abusos e muitas coisas que fogem de outros ideais de Deus. Portanto, o simples fato de uma criança ser educada por um homem e uma mulher não é garantia de que ela será bem cuidada e terá saúde emocional.

Ao mesmo tempo, a Bíblia fala com frequência do cuidado pelos órfãos e abandonados. Essa é uma prioridade no coração de Deus.

A meu ver, portanto, juntando essas duas considerações, do ponto de vista bíblico o ideal seria que cada criança tivesse um modelo feminino e um modelo masculino claros, fortes e saudáveis em sua vida. O ideal também seria que cada criança tivesse um lar em que fosse acolhida, protegida e nutrida em todos os aspectos. Dentro da realidade atual, se casais homossexuais com uniões estáveis e comprometidas se dispõem a oferecer esse acolhimento e afeto, em minha opinião, pode ser muito melhor para a criança do que crescer em uma instituição (por mais que as pessoas que trabalham nessas instituições sejam dedicadas e amáveis). Só porque homossexuais fazem escolhas com as quais muitos cristãos não concordam, não significa que tudo na vida deles é errado e que eles não têm nada de bom a oferecer. Se fosse assim, nenhum de nós teria o direito de ter filhos.

Sim, ter pais/mães não convencionais pode ter implicações para essa criança, mas crescer em situação de abandono também tem implicações.

Não vivemos em um mundo ideal. Vivemos em um mundo no qual precisamos analisar, caso a caso, o que pode ser um pouquinho mais próximo do ideal de um Deus de amor, compaixão e cuidado. Em vez de nos afastar de famílias menos tradicionais, creio que nós cristãos faríamos bem em tentar nos aproximar delas e dar apoio em necessidades práticas. O resto é trabalho do Espírito Santo de Deus.

Bom fim de semana, e até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.