Hello, L.! Graça e paz. Bom vê-la aqui novamente! Tudo tranquilo com minha família e comigo. Obrigada por perguntar J
A meu ver, a primeira e mais urgente coisa que precisa ser tratada é a causa dessa grande dificuldade que você tem de se organizar. Enquanto não trabalhar isso, tentar criar diferentes esquemas só vai continuar frustrando você e gerando ansiedade, o que não ajuda em nada. Em minha opinião, isso é algo que você vai ter de priorizar em seus gastos/despesas. Como você comentou que o atendimento no CAPS é só uma vez por mês, você terá de procurar ajuda de psicólogo clínico de outra forma. Peça para Deus lhe mostrar alternativas, minha amiga. Sem descobrir as origens dessa questão, tentar mudar vai ser como tentar nadar com uma âncora amarrada na cintura. E sim, use o CVV como recurso quando a ansiedade se intensificar. É um bom paliativo. Outra coisa que você pode (ou talvez deve) fazer é buscar ajuda por meio de atendimento psiquiátrico no SUS ou CAPS. Deus conhece sua necessidade e pode encaminhar você para a ajuda apropriada.
Como disse, não adianta falar extensamente das outras questões que você levantou sem você investigar e tratar aquilo que tem impedido você de se organizar melhor, desenvolver hábitos mais saudáveis, etc.
Queria pontuar rapidamente apenas alguns itens básicos:
1. Ficar se cobrando sobre essas questões não adianta, aliás, só piora. Ficar assistindo um monte de vídeos e lendo sobre organização também não adianta nesse momento. Você não precisa de mais informação, que só a deixará mais frustrada. Faça um jejum de textos e vídeos sobre tudo o que diz respeito a essas questões que você colocou (organização, hobbies, etc.).
2. Quanto à faxina, cada um tem seu ritmo. Meu marido e eu temos uma casa pequena e, trabalhando juntos, também demoramos entre 2 ou 3 horas para fazer todo o serviço (sem contar a limpeza dos vidros e outros detalhes). É um trabalho demorado e um tanto ingrato, mas é muito melhor do que viver em um ambiente bagunçado e sujo!
3. Aliás, como você mesma observou, em vez de deixar as coisas acumularem, procure fazê-las aos poucos. Se usou um copo, ou um prato, ou uma colher, lave de imediato. Se tirou uma roupa do armário, coloque no cesto para lavar ou, se for usar de novo, dobre e pendure. Essas pequenas tarefas levam apenas alguns segundos, o que é muito melhor do que passar horas arrumando depois.
4. Organizo minha rotina por horário. Faço as mesmas coisas nos mesmos horários nos mesmos dias da semana. Para meu tipo de personalidade, é o que funciona melhor, mas cada um tem que descobrir o que é mais eficaz para si.
5. Quanto à igreja, embora eu não seja defensora desta ou daquela denominação, minha impressão é de que as principais denominações tradicionais em geral são razoavelmente bíblicas. Procure em sua cidade igrejas metodistas, batistas, presbiterianas, congregacionais (diferente de congregação cristã no Brasil), menonitas e luteranas. Em cada uma dessas denominações você encontrará uma variedade de estilos de culto (nem todas as batistas são iguais, nem todas as luteranas são iguais, etc.). Frequente por um tempo para avaliar e confie na direção de Deus a esse respeito.
Mesmo que pareça cansativo e desanimador, não desista de orar sobre essas questões e buscar ajuda aí perto, minha amiga. Deus é o maior interessado em lhe mostrar todas as coisas boas que ele planejou para você!
Até mais!
Kisses,
Su