Pergunta:

Graça e paz. Su como nós cristãos devemos viver a modéstia, simplicidade, não somente em vestuário, mas em tudo ao nosso redor? Sei que vestuário e outras coisas precisam ser analisadas dentro do seu contexto e usar calças, maquiagem, são questões de uso e costumes e que uma pessoa pode usar roupas bem simples, chegando ao cúmulo do desleixo, mas mesmo assim ser vaidosa, ostentar outras qualidades, sejam espirituais ou intelectuais. Em um vídeo, uma moça explica que desleixo é pecado. Modéstia não é usar sair por aí usando camisa de vereador, jeans ou saias largas, com chinelo, havaiana, em qualquer ambiente. Ela disse isso, pois muita gente acredita que modéstia não se cuidar. Concordo com isso.Mas gostaria de saber mais em questões estéticas. Por exemplo, existem vestidos, saias, modestas e lindas ao mesmo tempo. Mas uma coisa que tenho dúvida: Os amish usam vestes iguais; Os homens usam calças, camisa com suspensórios e as mulheres usavam vestidos iguais umas das outras, cores iguais e usam véu para cobrir o cabelo e entendem isso como modéstia, não aderem roupas modernas, para não alimentarem vaidade, cobiça, ostentação. Eles estariam certos vivendo assim? Quer dizer como devemos entender em nosso meio cultural, histórico e social? O ideal seria todos usarmos roupas iguais? Deveríamos viver de formas iguais, termos casas do mesmo tamanho, cores, para não gerar cobiça, orgulho? Se Deus nos fez com todas as características singulares, porque esconder isso? Como refletir minha personalidade, talentos e dons, sem buscar ofuscar outras pessoas? Uma pergunta mais específica: É certo particular de concursos de beleza, moda? Um cristão deveria se envolver? Isso não gera disputa, pois no concurso vai ser escolhido a beleza de acordo com padrões pré-estabelecidos e os que ficam de fora. Isso, ao meu ver, é ostentação de certa forma. Fiz essa pergunta, pois acabei de orar, ler a bíblia e me bateu essa dúvida Desde, já obrigada! L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Como sempre digo, não existe fórmula para essas questões. Não dá para fazer uma lista de certo/errado. Todas as questões de simplicidade, recato (modéstia), estilo de vida, escolhas de consumo, etc., dependem de bom senso, sabedoria e objetivos alinhados com os de Deus. E é bom entender que Deus tem propósitos diferentes para pessoas diferentes. Por exemplo, talvez você olhe para uma pessoa e a considere “desleixada” (porque ela não se veste do jeito que você acha que deve), mas ela use o dinheiro dela para ajudar os pobres em vez de ficar enchendo os próprios armários. Ou talvez você veja uma pessoa muito bem-vestida e ache que ela é fútil, mas ela está usando essa aparência para servir a Deus e falar dele em uma grande empresa que exige esse tipo de roupa. Percebe como o que está em questão não tem nada a ver com aparência e tudo a ver com atitude interior?

Os amish, como cultura, encontraram uma forma de buscar simplicidade, protestar contra o materialismo de nosso mundo e dar testemunho de que, em Cristo, encontramos satisfação em outras coisas. (Aliás, não é verdade que todos eles se vestem exatamente da mesma forma e têm casas exatamente iguais. Existe espaço para pequenas expressões de personalidade, só que para nós que estamos acostumados com outra cultura, é mais difícil de perceber.) O que os amish fazem não é necessariamente errado (se vem da intimidade com Deus), mas isso não significa que é o caminho que Deus tem para todo mundo.

Volto a lhe dizer, amiga: essas questões a gente resolve ao se relacionar com Deus e perguntar o que ele quer para nós. Ele quer nos mostrar. Eu sei que é algo desafiador para todos nós, mas em vez de gastarmos tempo olhando para a vida dos outros, é mais produtivo gastarmos tempo buscando a vontade de Deus para nós neste momento (pode ser que mude em outras fases da vida). Uma forma de fazer isso é ler os Livros de Sabedoria da Bíblia (p. ex., Provérbios e Eclesiastes). Esse é um ponto de partida para cultivar sabedoria de Deus e bom senso em todas as coisas, lembrando sempre que vivemos em um mundo decaído e que nunca vamos fazer tudo 100% certinho.

E, quanto aos concursos de “beleza”, fiquei curiosa para saber qual passagem da Bíblia você está lendo que lhe trouxe essa pergunta à mente.

Cristãos devem passar beeeem longe dessas coisas, pois concursos desse tipo tratam as pessoas como objetos e as avaliam de acordo com padrões que nada tem a ver com a verdadeira beleza que Deus dá para cada um. A meu ver, esse tipo de concurso mostra alguns dos piores aspectos de nossa sociedade.

Que Deus lhe dê direção clara para todas as suas escolhas de vida, grandes e pequenas, e ajude você a discernir o que ele tem para você neste momento!

Kisses,

Su