Graça e paz, L.!
Quanto às interrupções, talvez um bom começo seja entender que elas fazem parte da realidade de todos nós. Não adianta ficarmos constantemente frustradas com isso (eu também não gosto de ser interrompida e preciso aprender essa lição, kkk.) No seu contexto de vida, as interrupções estão bastante presentes e, por vezes são inevitáveis. Peça para Deus ajudar você a aceitar essa realidade. E confie que ele sabe melhor do que qualquer um o quanto você precisa se dedicar aos estudos. No caso que você descreveu, se sua televisão tem entrada para fones de ouvido, você pode fazer uso desse recurso. Aí, ninguém atrapalha ninguém. Dependendo de quem está visitando você, se é alguém “de casa”, também não precisa ser recebido a sala, não é mesmo? Nada de errado em, muito gentilmente, convidar a pessoa para tomar um café na cozinha enquanto você termina sua aula. Uma das formas de Deus nos ajudar nas coisas práticas da vida é nos dando criatividade e jogo de cintura. Continue a pedir essas coisas, amiga. Ele está disposto a lhe dar ideias novas.
E, quanto a essa menina, releia o que conversamos aqui:
Se você chegou à conclusão de que não dá para desenvolver uma amizade com ela, tudo bem. Não tem nada de errado. Aliás, você já foi bastante compreensiva e paciente até aqui.
Agora, é hora de ser honesta, assertiva e direta. Dizer para ela que não vai rolar o tipo de relacionamento que ela quer. Eu sei que é difícil falar na cara de uma pessoa que você não quer ser amiga dela, mas em alguns casos, pode ser necessário para evitar problemas futuros. Não adianta ficar fingindo ou tentando ser legal, especialmente se a pessoa se recusa a entender e é insistente. Essa atitude dela mostra que ela não quer verdadeira amizade, pois, em última análise, ela não está nem aí com você, com seus estudos, com o que você está dizendo. Não se sinta na obrigação, portanto, de manter esse relacionamento. Peça para Deus lhe dar as palavras e a atitude certas para pedir que essa menina se afaste.
E nada de ficar se torturando com o que outros vão pensar, lembra?
Que Deus te dê muita sabedoria, entendimento e direção para essas duas situações!
Bom fim de semana e até a próxima!
Kisses,
Su