Fidelidade

“…o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio…” (Gálatas 5.22-23).

Fidelidade… quando você pensa em uma pessoa fiel, o que vem à sua mente?

  • Pessoa confiável e verdadeira;
  • Leal às pessoas e aos princípios de sua família, igreja…
  • Que não trai a quem ama;
  • Que não espalha fofocas ou o segredo que alguém lhe contou;
  • Que não é “duas caras” ou falsa.

Sim, ser fiel é tudo isso.

A fidelidade faz parte do fruto do Espírito e é característica de quem tem compromisso com a verdade e o amor. Ou seja, a fidelidade está relacionada com o que é bom.

Para ampliar a compreensão acerca desse fruto maravilhoso, leia um trechinho do livro Aprendendo a viver como Jesus (Editora Mundo Cristão), escrito por Christopher J.H. Wright. Olha que interessante! 

“Ser fiel significa ser confiável e fidedigno. A pessoa fiel é honesta e íntegra, alguém em quem podemos confiar. É uma pessoa de palavra, que cumpre suas promessas. Podemos estar certos de que não trapaceará nem enganará.

Significa, também, exercitar esse tipo de comportamento confiável durante um longo tempo. A pessoa fiel provou que é digna de confiança em longo prazo. Não é preciso verificar continuamente se ela está fazendo o que deve. Não é preciso se preocupar que, embora tenha feito um bom trabalho na semana passada, talvez o decepcione esta semana. Pessoas fiéis mostram que são rotineiramente confiáveis em diversos aspectos e circunstâncias. A fidelidade é característica de alguém em quem você sabe que pode confiar a todo tempo” (Pg.131).

Vamos pensar juntas…

Repare nos termos que estão em negrito. Fidelidade é característica de alguém confiável e fidedigno durante um longo tempo, de alguém em que você sabe que pode confiar a todo tempo. Você notou a palavra “tempo”?

Sim, a fidelidade está relacionada ao tempo, a um comportamento que dura, que não é descartável. Ela não é uma postura que você demonstra em um dia e no outro não: a fidelidade é comportamento que perdura. É por isso que a palavra “fiel” está relacionada à pessoa que é “constante”, ou seja, que permanece a mesma, que não muda dependendo das circunstâncias. É por isso que tal pessoa é confiável.

Aliás, a fidelidade é característica do próprio Jesus, pois ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre! (Hebreus 13.8). E, por ser nosso Rei, Amigo e Senhor, deseja que sejamos como ele.

Bora viver esse fruto?!

Fique pertinho de Jesus e obedeça à sua Palavra. O Espírito Santo produzirá o fruto da fidelidade em sua vida e certamente todos verão o quão confiável e íntegra você é.   

Leia também:

A alegria

A bondade

A paciência

A paz

Você pode ser cheia de amor, alegria, paciência, domínio próprio e mais!