Bom, se você clicou neste artigo, provavelmente deseja fazer as coisas certas e não marcar bobeira! Fique tranquila, muitas meninas têm dúvidas em relação à idade certa para namorar.
Antes de chegar a uma resposta, é fundamental pensar sobre a seriedade que é estar envolvida em um relacionamento amoroso. Namorar não é uma brincadeira, pois envolve sentimentos e emoções — os nossos e os da pessoa com a qual estamos nos relacionando. Quando namoramos, estamos dizendo à outra pessoa: “Gosto de você e quero dedicar um tempo de minha vida para conhecê-lo melhor. Não quero brincar com seu coração, mas, sim, poder fazer parte dele como alguém especial”.
Namorar não é algo que fazemos às escondidas, é algo que deve ser notório por aqueles que convivem com a gente. Pai, mãe, irmãos e amigos compartilham da alegria de nos ver construindo uma história com alguém que apareceu em nossa vida. Ou seja, namorar envolve um compromisso social — estamos dizendo às pessoas ao nosso redor: “Eu encontrei alguém que desejo conhecer melhor e, a partir de agora, dedicarei tempo para construirmos um relacionamento respeitoso e construtivo”. Por isso, é muito negativo ser aquele tipo de pessoa que fica pulando de galho em galho, que namora em um dia e no outro já não está namorando, que fica com um e com outro. Quem assim se comporta, além de ficar vulnerável a feridas emocionais, causa mau testemunho, especialmente em se tratando de uma menina de fé.
Namorar requer compromisso, é algo que exige tempo para conversas edificantes, no qual os dois poderão e se tornar ainda mais amigos. Durante o namoro são construídas as bases para algo ainda maior, o casamento! Pois todo matrimônio começa com um namoro, não é mesmo?!
Por isso, a melhor fase para namorar é aquela em que a pessoa já tem maturidade suficiente para entender que esse tipo de relacionamento vai exigir uma postura firme e responsável, para entender que namoro não pode ser tratado de qualquer forma, mas deve ser vivenciado como um momento singular, na qual duas pessoas começam a construir uma caminhada juntas e que pode levar a um futuro maravilhoso, quando, talvez, poderão se tornar marido e mulher, no contexto do casamento. •