Evangelismo

Especial: Disciplinas espirituais

Sabe aquela série que você começou a assistir e está tão empolgada com o enredo, com os atores e com a trilha sonora que não vê a hora de falar dela para todo mundo na escola? O mesmo ocorreu com o apóstolo Paulo quando se encontrou com Jesus pela primeira vez no caminho de Damasco. Veja o trecho sobre essa emocionante cena: “Quando se aproximava de Damasco, de repente uma luz do céu brilhou ao seu redor. Ele caiu no chão e ouviu uma voz lhe dizer: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”. “Quem és tu, Senhor?”, perguntou Saulo. E a voz respondeu: “Sou Jesus, a quem você persegue! Agora levante-se e entre na cidade, onde lhe dirão o que fazer”. (At 9.3-6, NVT)

Depois desse dia, Paulo ficou tão entusiasmado que começou a falar para todas as pessoas do seu surpreendente encontro com o Salvador e da transformação que esse fato gerou em sua vida. Essa atitude de Paulo chama-se evangelismo. O evangelismo é uma disciplina espiritual pela qual declaramos às pessoas como Deus é bom e poderoso. Pode ser que você ainda não saiba, mas as disciplinas espirituais nos ajudam a crescer em nossa vida de fé.

Além de evangelizar com palavras, você pode também fazê-lo através de suas atitudes. Assim como fez o apóstolo Paulo, que orientou os membros da igreja de Filipos a imitá-lo. Legal né? Dá uma olhada neste versículo:“Continuem a praticar tudo que aprenderam e receberam de mim, tudo que ouviram de mim e me viram fazer. Então o Deus da paz estará com vocês” (Fp 4.9, NVT).

Se você está se perguntando em como falar para as pessoas sobre seu encontro com Jesus e a alegria da salvação, já é uma grande notícia. Significa que você realmente se importa com o mandamento que nosso Pai nos deu: anunciar o evangelho a todos! Para dar uma ajudinha nesse começo, aí vão algumas dicas:

#1 Use o seu bom humor: Deus é nossa fonte de alegria. Ele é quem nos dá ânimo e força para sorrir. Jamais pense que Deus é contra uma bela gargalhada. Quando falo de bom humor, não me refiro àquele que agride o amigo, mas sim ao humor amável, que une as pessoas. O Espírito Santo é quem nos dá discernimento para sabermos reconhecer o que é bom e o que é mau. Por isso, somos livres e podemos viver de forma mais leve. Ser cristã não tem nada a ver com ser chata e carrancuda.     

#2 Não tente convencer: Você não precisa entrar em uma discussão para falar de Jesus, basta falar com naturalidade o que Ele faz em sua vida. Ele é grande e poderoso para fazer o resto com muita excelência.

#3 Curta, comente e compartilhe: Assim como compartilhamos fotos, frases e músicas que curtimos, podemos compartilhar as coisas que aprendemos sobre o Senhor com nossos amigos. Peça para o Espírito Santo guiá-la em cada palavra, post, direct ou mensagem via WhatsApp, pois a salvação é um presente que ganhamos do nosso Pai, e é um gesto de amor falar dele para as pessoas.  

Bora espelhar essa alegria que encontramos em Jesus?

Você também vai gostar de ler!

Jesus nunca sai de moda!

De que tamanho é o seu coração?

Fé em Deus, eu curto!

Fabrícia Oliveira

Minha primeira formação é Publicidade e Propaganda, fiz seminário bíblico e atuei como team leader (In Ministry Training – IMT Brasil). Sou casada com Cleiton Oliveira, meu grande amor. Gosto de muitas coisas: viajar, praticar esportes (corrida e artes marciais), cozinhar, pintar ou desenhar, customizar qualquer coisa, ler e visitar lugares da cidade de São Paulo.