Hello, S.! Nada de pânico, amiga! Assim como, para algumas meninas, é meio complicado ter um desenvolvimento que parece lento demais, para outras é difícil encarar um desenvolvimento que parece rápido demais. Observe, porém, que eu usei a palavra parece, pois, na verdade, quem controla o ritmo de nosso crescimento é Deus. Ele tem um ritmo um pouco diferente para cada menina (afinal, cada uma de nós é um “modelo exclusivo”) e já planejou todas as etapas adiante. Portanto, a melhor coisa a fazer é não ficar se comparando com outras meninas, seja nas formas de seu corpo ou naquilo que você veste. Sim, eu sei que é difícil não entrar no jogo das comparações, mas não é impossível!
Na hora de escolher um sutiã, procure um modelo que seja confortável e que fique bom para você. Em minha opinião, nem sempre o sutiã com bojo é a melhor ideia nessa fase, mesmo que suas amigas usem. O importante é encontrar algo bem confortável, mas que dê sustentação, como um top, um sutiã esportivo ou um daqueles sutiãs sem costura (eu gosto dos três!). Experimente modelos diferentes, veja com qual você se sente mais à vontade e seja 100% você!
Eu sei que essa fase é meio estranha e confusa, mas ao mesmo tempo é muito bacana também. Converse bastante com sua mãe sobre tudo o que está acontecendo, procure informar-se bem sobre as mudanças de seu corpo e, mais importante de tudo: converse bastante com Deus. Ele criou seu corpo e entende perfeitamente tudo o que você está sentindo a esse respeito.
Para ajudar você a lidar com o desenvolvimento de seu corpo, com a escolha do sutiã ideal e com mais uma porção de coisas (inclusive com as comparações com amigas), tem um livro muito bacana chamado Manual de sobrevivência da garota descolada. É um texto divertido e cheio de informações importantes, explicadas de um jeito bem fácil de entender. Veja aqui: http://www.mundocristao.com.br/produto/545 Eu recomendo a leitura!
E, se surgirem mais dúvidas, é só escrever novamente!
Kisses,
Su