Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, A.! Muito interessante sua pergunta. Esse medo de magoar as pessoas tem vários motivos e entendê-los pode ajudar você a se comunicar melhor. Em parte, é uma característica de nossa cultura brasileira não ser muito objetivo. Algumas pessoas consideram isso falta de educação. Na verdade, porém, falta de educação é não ser sincero e ficar enrolando os outros, rsrs. Outro aspecto é a própria personalidade. De repente você é o tipo de pessoa que não gosta de ficar dando muitas explicações. Você tem esse direito e não tem nada de errado com isso. E, terceiro, uma questão importante é o medo de rejeição e medo do que os outros vão pensar de você. Muitas vezes deixamos de ser claras e objetivas porque temos medo de perder a amizade de alguém ou porque a pessoa vai “pensar mal” de nós. Em geral, porém, nossa falta de franqueza torna os relacionamentos menos saudáveis, mais complicados. Pode acontecer de magoarmos alguém justamente porque não fomos objetivas.

Por mais que você procure não chatear as pessoas, você não controla os sentimentos dos outros. Você ser super meiga e, ainda assim, alguém pode se ofender. Portanto, um esforço excessivo para não magoar os outros é trabalho inútil!

Em minha opinião, vale a pena você fazer um esforço para ser assertiva. Nessa situação do menino, por exemplo, você pode dizer algo do tipo: “Olha, eu agradeço muito pelo seu convite, mas não vou poder aceitar. Eu tenho bons motivos, mas não me sinto à vontade para ficar explicando, pois é uma coisa minha, okay? Não é nada pessoal com você, e quero continuar sendo sua amiga e conversando com você”. Isso não é ser grossa e não dá espaço para o outro fazer muitas perguntas. Você tem todo direito de dizer que não quer dar explicações (embora, a meu ver, não tenha nada de errado em você ir jantar na casa de um menino não cristão se você estiver a fim e se seus pais deixarem!). Aliás, se é uma coisa que sua família não permite, você também pode dizer para o garoto: “Não posso ir porque minha família não deixou”. Ponto final.

Eu vejo, por experiência própria, que as pessoas que nossas minhas amigas de verdade, aquelas que a gente quer manter por perto, preferem essa honestidade em vez de enrolações, desculpas furadas ou respostas vagas.

Deus pode ajudar você a ser clara e objetiva sem ser indelicada. Sempre que aparecer uma situação dessas, peça ajuda para ele. Ele pode lhe dar a atitude e as palavras certas. Confie nisso!

Kisses,
Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.