Pergunta:

Resposta da Sú:

Olá Su, gosto muito do seu site, você é bem simpática. Acho que você está cheia de tantas perguntas que eu te mando rsrrs.
Você já me falou sobre dianética em outra pergunta que fiz e falou que não tem nada a ver com Deus. Mas é que tem alguns preceitos que eles falam que fico curiosa. Eles falam que a mente não está no cérebro e sim na alma, que é abstrata e não pode ser localizada. Olha só o que eles afirmam:
Hoje TODAS as Doenças Mentais já são curadas pela Ciência Moderna de Saúde Mental – Terapia de Dianética. Toda doença mental é um ‘trauma subconsciente’ do passado desta pessoa, especialmente em momentos de Dores ou Perdas graves. Depressão, Insônia, Angústia, Ansiedade, Síndrome de Pânico, TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), Transtorno de PERSONALIDADE, Medos, Fobias, Bipolaridade, Boderline, Hiperatividade, Anorexia, Esquizofrenia, Psicoses e Neuroses, Enxaquecas, Dores de cabeça, Desconfortos físicos, Problemas de Memória e concentração, Desrealização, Exteriorização, Interiorização, etc…
PSIQUE – É o estudo da Alma/espírito, pensamento e seus efeitos SOMÁTICOS sobre o Corpo e mudanças de comportamentos, que podem causar doenças físicas.
Nunca antes de fato havia se estudado a Psique, a Alma, e agora o estudo está completo.
Encontra-se a CAUSA, a gravação subconsciente (reativa) e o arquivo é então compreendido pela mente analítica, a que usamos com a razão ou a lógica, passando a experiência traumática do Subconsciente para o CONSCIENTE e não reagirá mais.
E o mais importante, sem remédio algum (que ao invés de ajudar, apenas atrapalham, quando não, deixam toxidades, efeitos colaterais e dependências).
É a cura, o conhecimento do que estava ‘escondido’ ou abaixo da consciência.
Foram traumas de momentos em que a pessoa esteve em baixa consciência ou até inconsciente, mas a Mente Reativa Subconsciente gravava TUDO.
Então eu queria que você respondesse isso.
Eu sei que a Dianética não tem nada a ver com Deus. Mas é que eu tenho curiosidade porque elas afirmam que toda doença mental tem cura, pois a doença é causada por traumas. Eles meio que se acham Jesus pra fazerem milagres. Desde já obrigada, L.

Hello, L.! Muito obrigada por aparecer aqui sempre e enviar suas perguntas. Amo de paixão conversar com vocês aqui no blog!
Lendo o texto que você mandou sobre Dianética, fiquei pensando por que despertou tanto a sua curiosidade. Você, alguém de sua família ou de seu círculo de amizades está lidando com um desafio na área da saúde mental?

De fato, aquilo que a Dianética promete é super atraente, mas não é verdade! Eu tenho uma porção de amigos que trabalham com psicologia, psiquiatria e aconselhamento e posso lhe garantir que não existe uma cura “mágica” para as questões de saúde mental. Claro que Jesus pode nos curar e nos libertar de qualquer coisa, mas geralmente ele escolhe fazer isso de uma forma gradativa, que fortalece nossa fé e nossa confiança nele e nos torna mais sensíveis em relação a outras pessoas. E, na maioria das vezes, ele usa meios comprovados pela ciência e profissionais competentes.

Deus no deu capacidade para estudar medicina, psicologia e outras ciências para que ele possa usar tudo isso para promover cura – mas nem sempre essa cura vai ser imediata e absoluta.

Todas as doenças mentais são extremamente complexas. É verdade que muitas delas envolvem traumas do passado. No entanto, também é fato que muitas vezes existem elementos físicos (desequilíbrio nas substâncias químicas do cérebro, por exemplo), questões sociais (pressão para se magra, bem-sucedida, perfeita, etc.), questões familiares atuais (e não só traumas do passado), e assim por diante.

Eu sei por experiência própria que lidar com uma questão de saúde mental (seja em nós mesmas ou em alguém próximo de nós) é uma coisa muuuuuuito difícil! A princípio, pode parecer maravilhoso encontrar uma solução simples e total como a Dianética propõe. MAS, posso lhe dizer, também por experiência própria, que Deus nos abençoa imensamente e dos dá um milhão de provas do seu amor e do seu cuidado na caminhada lenta e trabalhosa de um tratamento psicológico, médico ou psiquiátrico. Os processos de cura exigem paciência, perseverança, confiança em Deus e entrega constante de nossa vida nas mãos dele. Aos poucos, isso vai nos tornando mais parecidas com Cristo, algo que não aconteceria se Deus simplesmente removesse a doença ou dificuldade de nossa vida.

A Bíblia deixa claro que mente e alma são duas coisas diferentes. Veja, por exemplo, Mateus 22.37, que fala de coração, alma e entendimento (ou seja, mente). E Deus não quer só curar os problemas de nossa mente. Ele quer trabalhar nas partes mais profundas de nossa alma. Quer nos preparar para o dia em que seremos libertas para sempre de tudo o que é tão difícil para nós agora. Nesse dia, veremos a Deus face a face e receberemos corpo, mente e alma renovados e apropriados para a vida eterna com ele! Comparada com isso, eu acho que a proposta da Dianética é bem pobrezinha. Concorda?

Que Deus abençoe e guie você em suas investigações e fique à vontade para escrever sempre que quiser.

Kisses,
Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.