Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, I.! Vou contar um segredo: eu também passei muitos anos sem ter uma super amizade. Ter colegas e conhecidos é ótimo, mas eu sei que faz falta ter um relacionamento mais próximo. Deus nos criou para isso, ele sabe dessa necessidade específica que você tem e ele prometeu suprir todas as nossas necessidades – no tempo e do jeito dele. Isso não significa, porém, que a gente precisa ficar de braços cruzados, esperando os amigos caírem do céu, kkk.

Em minha opinião, a primeira coisa importante de fazer é não se comparar (tipo: “Todos parecem ter um amigo, menos eu”). É fundamental a gente entender que Deus escreveu uma história diferente para cada pessoa e que comparações são um veneno, que fazem a gente se sentir desanimada, inadequada e com menos vontade de se abrir para novos relacionamentos. É bom lembrar, também, que muitas pessoas que parece ter amigos, muitas vezes só têm relacionamentos superficiais. Portanto, olhar para o que outros têm (ou parecem ter) nunca é boa ideia.

Segundo, existem duas coisas que podem ajudar você a formar amizades: a disposição de ser uma boa amiga e a autenticidade. Muitas vezes, enquanto estamos procurando ter amigos, Deus está nos convidando a oferecer amizade. Olhe ao seu redor com bastante atenção e sensibilidade. Existe alguma pessoa que, de vez em quando, talvez pareça estar meio sozinha, mesmo que tenha outros ao redor? Existe alguém que chegou faz pouco tempo a algum de seus círculos de convívio (igreja, estudos, trabalho, vizinhança, etc.)? Ofereça amizade para essa pessoa. Pode começar com algo pequeno, como um “bom dia”, prontificar-se a fazer algo por ela, por menos que seja, ou, simplesmente, orar pela vida dela e pedir que Deus lhe dê oportunidades de interagir com ela. Quando nos abrimos para a ideia de servir a outros, muitas vezes Deus usa isso como ponto de partida para novos relacionamentos. E, quanto à autenticidade, quando passamos muito tempo sem amigos, pode acontecer de chegarmos à conclusão falsa de que tem algo de errado conosco e de tentarmos projetar uma imagem diferente do nosso verdadeiro eu. Claro que às vezes a gente precisa fazer um esforço para vencer a timidez e puxar assunto com alguém – e Deus nos ajuda nesse esforço – mas isso é diferente de tentar ser outra pessoa, supostamente mais “aceitável” para os outros. A gente finge gostar de uma coisa ou de outra só para agradar, ri de piadas que a gente não acha graça e faz coisas que não curte só para ser aceita. Mas, no fim das contas, isso não dá certo, pois as pessoas começam a se relacionar com essa máscara que a gente usa e não como nossa verdadeira identidade.

Portanto, ao orar para que Deus lhe dê oportunidades e coloque pessoas em sua vida, ore também para que ele sempre ajude você a ser autêntica, honesta, a ser você mesma. Você é uma pessoa singular, que Deus formou com muito amor, sabendo da contribuição que só você poderá para a vida de outros. Confie nisso e descanse no cuidado e na provisão de Deus.

Ah, e uma terceira coisa: às vezes a gente encontra novas amizades em grupos de interesse comum, como um grupo de leitura, uma comunidade online de fãs de séies, mangás ou algo do tipo. Considere a possibilidade de se envolver em algum grupo desse tipo. Pode ser um bom ponto de partida 🙂

Que, em 2025, Deus abençoe você com o presente de ser uma boa amiga para outros e de receber a amizade de que você necessita.

E saiba que você sempre tem companhia aqui, amiga!

Até a próxima!

Kisses,

Su