Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida E., para começar, a gente precisa lembrar que muitas vezes nossos sentimentos não correspondem à realidade! Você já conversou com um médico sobre seu peso? O que ele disse? Já falou com uma nutricionista sobre sua alimentação? Não baseie sua avaliação de seu peso naquilo que você vê na mídia nem naquilo que outros dizem (eu sei que é difícil ignorar essas duas coisas, mas não é impossível!) Você deve buscar ajuda profissionais sérios e capacitados, para entender se precisa mesmo perder peso ou não como forma de cuidar bem do corpo que Deus lhe deu.

Aliás, esse é um fato muuuuito importante: Deus criou seu corpo com muito amor e carinho e fez você de um jeito exclusivo, diferente de todas as outras meninas do Universo. E o amor que ele tem por você não tem nadinha a ver com seu peso. Ele ama você e ponto final!

Em minha opinião, existem algumas coisas bem práticas que você pode fazer para curtir um pouco mais esse corpo maravilhoso que Deus criou para você.

  1. Faça uma lista de tudo o que você gosta em seu corpo. Cabelos? Cor e formato dos olhos? Formato do nariz? Cor da pele? O dedinho do pé (kkk)? As unhas das mãos? Às vezes a gente só olha para nosso corpo como um todo e só como “gordo” ou “magro” e esquece que é um conjunto de milhões de detalhes incríveis. Coloque-se na frente do espelho e faça esse exercício. Depois de anotar todos os itens, agradeça a Deus por eles.
  2. Pense em coisas que você pode fazer para valorizar e celebrar essa beleza toda que Deus lhe deu. Você pode usar roupas com cores que destaquem a cor do seu cabelo, dos seus olhos e de sua pele. Pode usar um esmalte bonito nas unhas das mãos e dos pés. Pode colocar um gloss para realçar o formato da boca. Roupas, acessórios e maquiagem não são para esconder coisas ou mudá-las, mas para destacar aquilo que mais gostamos em nós mesmas. Para mais dicas, eu sugiro que você leia o Livro da Beleza:http://www.mundocristao.com.br/produto/833, que traz mil sugestões interessantíssimas para amar seu corpo e celebrar sua beleza com naturalidade!
  3. Trate bem do seu corpo. Mesmo que você esteja muito acima do peso, não quer dizer que seu corpo não merece amor e carinho. Não adiante brigar com ele. Se você pedir ajuda de Deus para amar seu corpo e o tratar com carinho, aos poucos você vai encontrar o caminho para uma relação saudável com ele. E essa relação saudável é importante para nos ajudar a lidar com a pressão da sociedade e da mídia e com críticas ou comentários infelizes de outras pessoas.
  4. Por fim, peça para Deus ajudar você a receber os alimentos com gratidão e ter uma relação saudável com eles também. Os alimentos não são nossos inimigos, mas sim provisão de Deus e prova do amor e cuidado dele por nós.

E, se quiser continuar a conversar sobre esse e outros assuntos, é só aparecer aqui!!

Kisses,
Su

P.S. Se tiver interesse em ler sobre uma menina que também se achava gorda e que descobriu (do jeito mais difícil!) o caminho para aceitar e amar o corpo, dê uma espiada no livro Patty Palito:

http://www.aticascipione.com.br/produto/patty-palito-367

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.