Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida F., a preocupação maior que você deve ter neste momento não é se sua mãe vai descobrir ou não, ou se você se sente preparada ou não. O mais importante agora é você entender o tamanho dessa decisão que você está querendo tomar.

Eu sei que muita gente pensa de forma diferente, mas, como cristã, eu vejo o sexo como algo muito bom, criado por Deus para expressar compromisso para o resto da vida e intimidade profunda em todas as áreas da vida. Por mais legal que seja seu namorado e por mais que você confie nele e se sinta preparada, vocês ainda não tem esse compromisso e essa proximidade. É impossível ter intimidade profunda (de sentimentos e pensamentos) depois de apenas 4 meses de namoro. E vocês dois não assumiram o compromisso, diante de Deus e de outras pessoas, de passar a vida inteira juntos.

Embora o sexo seja algo muito banalizado hoje em dia, ele não apenas mais uma expressão física de carinho, como beijos e abraços. Ele é um ato que forma laços com a outra pessoa, que gera um envolvimento emocional intenso e que também tem consequências e responsabilidades.

Deus criou o sexo para ser vivido ao máximo dentro de um relacionamento de compromisso permanente porque ele faz parte de um quadro maior de companheirismo, amizade chegada, independência financeira, capacidade de arcar com as consequências de uma vida sexual ativa e mais uma porção de coisas. Portanto, amiga, meu conselho para você é: espere! Siiiim, eu sei que é difícil. Sei que você está a fim e que seu namorado provavelmente também quer. Isso não significa que você precisa dar esse passo agora. Aliás, esse é um bom teste para saber o quanto seu namorado respeita e valoriza você. Converse com ele e diga que ainda não é o momento, que o namoro não é o momento pra isso e que você quer ter intimidade e compromisso sério com ele em todas as áreas da vida, e não só na parte física. Se ele concordar e respeitar, ótimo! Se ele discordar, pode ser hora de repensar esse relacionamento.

E, em minha opinião, seria muito bom você conversar com sua mãe. Conte para ela o que está em seu coração e peça apoio dela para tomar decisões bem-pensadas. Não é uma simples questão de “perder a virgindade”. É uma questão de fazer as coisas de tal forma que sua vida sexual seja o mais prazerosa possível e envolva não apenas o corpo, mas a mente e o coração – ou seja, que o sexo faça parte de um pacote completo!

Mais importante de tudo: converse bastante com Deus. Peça muita sabedoria, clareza, paciência e calma para viver tudo de bom no tempo e do jeito certo. Deus ama você imensamente e quer lhe mostrar como tomar decisões que alegrem o coração dele – e o seu também! Confie nisso!

E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!

 

Kisses,

Su