Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, C.! É importante a gente entender pecado não apenas como uma questão de comportamento (o que a gente faz ou deixa de fazer), mas como uma questão de relacionamento com Deus e com outros. Eu também tenho interesse especialmente em séries sobre crimes. Como você, eu acho que muitas delas, quando bem feitas (não sensacionalistas), essas séries e documentários nos ajudam a entender melhor a mente humana, a ter mais empatia e até ter uma compreensão melhor de nós mesmas. Não vejo nenhum problema nesse interesse, desde que ele não ocupe tempo excessivo de seu dia nem espaço demais nos seus pensamentos. Se, por acaso, esses documentários estiveram começando a atralhar você de algo forma (por exemplo, se você pensa neles com frequência ou deixa de estudar ou passar tempo em família para assistir) pode ser boa ideia avaliar se é hora de reduzir um pouco ou repensar horários, etc. Se você não tem nenhum momento para conversar com Deus e ler a Bíblia, por exemplo, porque gasta todas as  horas livres com isso, aí está prejudicando seu relacionamento com Deus também. Não precisa ser tudo ou nada. Você pode encontrar um meio-termo.

E, se está gerando conflito na família e você não consegue dialogar por causa disso, aí também pode ser boa ideia reduzir um pouco – não porque é errado assistir os documentários, mas porque o relacionamento com Deus e com outros tem prioridade. Entende a diferença?

Muitas vezes, os interesses que nós temos são presentes de Deus para nós, que ele nos dá para que desenvolvamos aptidões e sirvamos a outros. O importante é canalizar isso da forma correta, com sabedoria de Deus.

Apresente essa questão para Deus. Peça direção dele, equilíbrio e bom senso. Deus gosta muito de atender a essas orações!

Quem sabe tudo o que você está assistindo agora será proveitoso para estudos e para ajudar outros no futuro? Isso é algo que Deus também pode mostrar. E, de repente, você pode tentar explicar isso para sua mãe também e melhorar o diálogo entre vocês.

Confie que Deus ajudará você de modo bem específico nessa questão e mostrará para você como alegrar o coração dele!

E, sempre que quiser conversar, estamos à disposição.

Até a próxima!

Kisses,

Su