Estou triste porque ninguém curte meus posts

  • Você já se sentiu triste depois que fez um post legal, mas que ninguém curtiu? 
  • Já ficou pra baixo depois de comparar os pouquíssimos comentários em suas publicações com os da Bia, a bonitona popular da sua classe? 
  • Fica extremamente tensa antes de escolher uma imagem para publicar? 
  • Tem pavor de que sua irmã marque você numa foto em que você está descabelada? 


Hummm… vamos refletir juntas… 


Primeiramente, saiba que ninguém gosta de aparecer “feio (a)” em público, ainda mais nas redes sociais que, diga-se de passagem, funcionam como uma vitrine de bons momentos, alegria, beleza e glamour. Não se sinta culpada por querer aparecer bem e selecionar as melhores fotos. Como ser social, você deseja — como qualquer outra pessoa — se ajustar, não parecer o “patinho feio”. Esse é um ponto. 


Mas há algo que você precisa considerar: o fato de que as redes sociais não são a vida real nem podem ser parâmetro para medir seu valor como ser humano. Além do mais, tais aplicativos funcionam por meio de algoritmos que “selecionam” os destinatários das postagens, cujos feeds divergem de acordo com as características de cada perfil e estão sujeitos a fatores como horário e localidade. Nem todos os seus amigos chegam a ver o que você publica. E mesmo que vissem, o fato de eles curtirem ou não suas publicações não pode determinar seu valor nem de seus gostos ou sentimentos. 


Suponhamos que você ama ver estrelas. As noites de céu limpo fazem você suspirar e imaginar galáxias distantes, luzes e cores, nebulosas e cometas gigantes. Você até se emociona diante da grandeza de Deus. “Como o céu é lindo!”. Daí, você decide postar uma de suas fotos favoritas, a de uma noite de lua cheia que até parece cartão postal. Você ajusta a imagem, coloca uma música de que gosta ao fundo, escreve uma frase inspirativa e … 1…2…3… publicada! 

Estrela dourada em fundo preto

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Foto de Andrés Gómez na Unsplash


Os minutos passam… as horas e os dias… e você teve… só dez curtidas ☹, incluindo a da sua irmã, da sua mãe, da Claudia, sua melhor amiga, e da Lucia, a professora da Escola Dominical. Você imaginava que até a Nasa passaria a segui-la, mas não. Diante do “resultado”, você ficou chateada.  


Mas, espere aí…. preste atenção… o que, no fundo, toca seu coração de um modo todo especial: acompanhar curtidas ou ver estrelas? O que faz dos entardeceres quase um poema em noites de céu degradê: os posts do Insta ou o infinito que mescla os tons amarelo, laranja e vermelho com o azul claro, o marinho e o preto veludo da noite com estrelas de diamante? 


O céu deixaria de ser espetacular porque quase ninguém curtiu uma foto dele? Claro que não! Ele continua lindo, firme e forte todos os dias. Seu valor está no que ele é, uma criação magnífica de Deus. E você vê e valoriza isso. 


Da mesma forma acontece com a gente. Nem todos enxergam nossa beleza e nossa essência. A vida é assim mesmo. Mas há aqueles que, sim, enxergam! E podemos nos alegrar com eles. Você precisa ter isto bem claro em sua mente: Seu valor está no que você é: uma pessoa espetacular, criação magnífica de Deus, filha amada do Pai. 


E se ninguém curtisse aquela foto do céu estrelado? Ainda assim, o post não perderia seu valor, pois ele retrata um momento único, uma ideia original e com significado para você. Será que ninguém gosta do céu para não ter curtido o post? Não… não… isso seria exagero. Pode ser que não o tenham visto, deixaram passar despercebido, estavam com pressa, preferiam ver memes ou simplesmente não perceberam que na foto havia uma estrela… 


Independentemente do sucesso ou não, aquela foto continua tendo um lugar em seu coração, pois ela tem essência. 


A verdade é que o número de curtidas é algo muito relativo. É por isso que você não pode deixar de valorizar o céu estrelado nem as outras coisas que te fazem tão bem porque aparentemente não são validadas ou aprovadas pelos corações, joias e comentários. Eles não refletem a essência da vida real. 


Pense nisso! 


Você também vai gostar de ler: 


Dificuldades para fazer amigos


Escolhida em último lugar? Este texto é para você! 


Não sou como ela