Querida R., posso imaginar sua tristeza e o quanto é difícil para você continuar nessa situação. Antes de tomar a decisão de ir embora, porém, existem algumas coisas que, a meu ver, valeria a pena você tentar.
Primeiro, você já pensou em conversar com algum profissional capacitado para orientar você? Pode ser um psicólogo, um terapeuta, um conselheiro. Você pode até falar com um médico e pedir um encaminhamento para outro profissional. Deus coloca essas pessoas em nossa vida como recursos de ajuda dele. O olhar de alguém de fora, especializado em tratar dessas questões, pode ser muito útil.
Segundo, você comenta que se adaptou aos hábitos de seu marido e, portanto, que ele está numa situação confortável, na qual não é interessante para ele fazer mudanças. Você já pensou em fazer pequenas mudanças em sua atitude em relação a ele, adaptando-se menos a ele e se posicionando de modo a mostrar que ele também precisa se adaptar a você? Não precisa ser uma revolução. Comece com algo pequeno. Pode ser uma variação na rotina da casa, numa tarefa doméstica ou algo do gênero. Peça orientação clara de Deus a esse respeito e criatividade e coragem para alterar essa dinâmica pouco saudável.
E, por fim, eu acredito que sempre vale a pena fazer mais uma tentativa de conversar. Seja bem honesta com ele, diga o quanto está se sentindo deixada de lado e o quanto esse relacionamento lhe parece desigual. Peça para Deus lhe dar as palavras e a atitude certa durante essa conversa. Evite declarações absolutas do tipo “você sempre faz isso” ou “você nunca faz aquilo”, que geralmente não ajudam na conversa. Em vez disso, use expressões como “Muitas vezes, tenho a sensação de que você…” ou “A forma como você me age, me faz sentir…”. E, se lhe parecer apropriado, conte para ele que você está tão cansada de não ver mudanças e que, de fato, está considerando afastar-se dele, pelo menos por um tempo. Em alguns casos, esse “susto” pode ser útil para levá-lo a repensar as atitudes dele.
Conte para Deus tudo o que está acontecendo e peça o socorro e a sabedoria que só ele pode dar. Essa conversa com Deus não vai mudar sua situação de um dia para outro, mas pode abrir sua mente para outras possibilidades antes de acabar com esse casamento. Deus se preocupa imensamente com o que está acontecendo com você e pode lhe mostrar alternativas que você não está enxergando no momento.
E, sempre que quiser trocar uma ideia, fique à vontade para visitar o blog!
Kisses,
Su