Pergunta:

Resposta da Sú:

Oi Su . Estou fazendo faculdade e queria desistir, só que sempre fico pensando que todos os que me amam vão ficar decepcionados comigo e que vou ser uma fracassada para o resto da minha vida. Não tenho certeza se quero fazer uma faculdade ( pelo menos não agora) e é tudo tão difícil que só quero me encolher num buraco e chorar, pensando que sou tão burra e estúpida, que estou com medo de crescer, que a única coisa que sei fazer é assistir filmes e que não sirvo pra nada. O que eu faço? A.

Querida A., vamos pensar em algumas coisas importantes.

1. Deus imaginou e criou você exatamente do jeito que você é. E Deus nunca, jamais, cria meninas burras e estúpidas. Da próxima vez que esses pensamentos mentirosos lhe vierem à mente, peça para Deus lhe mostrar como ele a vê. Leia e medite com calma no salmo 139.

2. Com 17 anos ninguém neste universo tem obrigação de saber o que quer fazer para o resto da vida. Eu sei que a sociedade e a família colocam um bocado de pressão nesse lance de faculdade e que existe o maior terrorismo, tipo ‘Se você não tiver faculdade, vai ser uma fracassada, um zero à esquerda’. Mentira! Muitas vezes uma faculdade faz parte, sim, do roteiro que Deus escreveu para nossa vida. Mas, nem sempre. Eu escolhi não fazer faculdade. Sou autodidata e muito feliz e realizada com minha vida profissional ☺ Antes de descobrir quais eram minhas aptidões, tentei várias profissões, algumas até meio doidas. E, ao longo do caminho, Deus foi mostrando a história que ele havia escrito para mim. Portanto, dependendo da área que você escolher, existem muitas opções além da faculdade.

3. Você tem certeza absoluta de que todos que a amam vão ficar decepcionados ou está imaginando que vai ser assim? Você já procurou conversar com seus pais ou outras pessoas chegadas sobre como você está se sentindo? Se está difícil falar, já pensou em escrever seus sentimentos e compartilhá-los com alguém? Muitas vezes as reações das pessoas nos surpreendem. E mesmo que as pessoas se decepcionem, não vai ser o fim do mundo. Em longo prazo, nunca dá certo querermos fazer as coisas só para agradar os outros.

4. Você só está vendo duas possibilidades: continuar com a faculdade que você não está gostando ou desistir e ser uma fracassada pelo resto da vida. Será que não existem alternativas? E se você fizer só mais um semestre para ver se seus sentimentos mudam? E se você trancar a matrícula e procurar outros cursos ou der um tempo a si mesma para pensar com calma sobre essa questão? E que tal procurar um psicólogo que aplique testes vocacionais para analisar quais são suas áreas de aptidão? De repente, seria o caso de conversar com um médico e ver se essa angústia e desânimo que você está sentindo não são sintomas de depressão, o que pode bagunçar sua capacidade de analisar as coisas. Além dessas possibilidades todas, existem muitas outras que só Deus pode mostrar para você.

Portanto, minha amiga querida, sugiro que você converse com alguém mais próximo, que possa caminhar junto com você nessa fase, e que você converse bastante com Deus e peça direção e sabedoria para ele. Deus é o maior interessado em lhe mostrar o próximo passo para sua vida. Aquiete-se na presença dele e fique atenta para as respostas, pois sei por experiência própria que elas virão!

Kisses,
Su