Estar com o boletim abaixo do esperado não é legal, bate um desânimo e parece até que nunca será possível ir bem naquela matéria aparentemente complicada. Mas, antes de tudo, tranquilize-se!
A nota vermelha pode ser consequência de alguma situação que merece cuidado. Por isso, é fundamental saber qual é a origem do problema: É distração? É, digamos… aquela preguicinha de estudar? É por dificuldades em casa ou na escola? É por questões de saúde?
Depois dessa análise, dê os seguintes passos:
Primeiro: Identifique qual matéria em que você tem mais dificuldade e elabore um plano para melhorar as notas nas próximas provas. Se perceber que está muito distraída durante as aulas ou que precisa estudar mais, organize-se, crie uma rotina de estudos diários em casa ou com os amigos. Empenhe-se para prestar atenção e assuma a responsabilidade de vencer esse desafio.
Segundo: Mostre ao seu professor interesse pelo conteúdo, anote as dúvidas e peça ajuda sempre que sentir necessidade. Pode ter certeza de que sua atitude será um ponto positivo e os professores vão gostar disso. Ah, não se esqueça de compartilhar tudo com seus pais. Certamente, eles ficarão orgulhosos ao ver seu esforço.
Terceiro: Lembre-se de que o erro faz parte do processo de aprendizagem. Não caia na neura de pensar que um erro é o fim do mundo. Calma!
Quarto: Se a crise de notas baixas persistir, não hesite em falar com seus pais e professores. Talvez uma aula de reforço particular possa ajudá-la.
E tem algo a mais!
Deus quer o seu bem! Pode ter certeza de que o Pai Celeste se importa com suas notas escolares. Conte tudo para Ele, pois “[…] a oração de um justo tem grande poder e produz grandes resultados” (Tg 5.16).
Bora deixar esse boletim lindão?
Você também vai gostar de ler!
5 dicas para arrasar nas redações escolares
Para quem quer arrasar na aula de inglês (ou de outro idioma)