Pergunta:

Então amiga vou contar desde o começo, sou cristã, congrego na minha igreja atual desde 2022.. começo do ano passado 2024 comecei a sentir algo por um menino da minha igreja, até então nunca vi ele com outros olhos, mas em janeiro de 2024 percebi que havia começado a notar ele e tudo mais… e a gente antes e até hoje atualmente tem contato toda semana devido q fazemos o mesmo trabalho na igreja, mas nossas conversas nunca foram sobre fora da igreja, sempre conversamos só sobre nosso trabalho ali, nada além mais que isso… e esse sentimento começou a ficar mais forte, e eu sempre orando mas nada de ter respostas sabe… ele sempre me olhava muito mas nada além disso. até que uma amiga nossa em comum, nesse final de ano que passou em novembro ela chamou ele e contou que em uma conversa comigo sobre relacionamento eu demonstrei sentimentos por ele e tudo mais, só q ele estava trabalhando nesse momento (foi por mensagem) e ela não obteve resposta… e nesse mesmo dia q ela contou, foi tirado o papel de amigo secreto dos jovens q teria em dezembro e ele me tirou, e eu havia orado pedindo confirmação que se fosse era p ele me tirar e em dezembro teve a revelação e ele me tirou… até aí tudo bem, até q eu recebi uma palavra de um pastor de fora, em outra igreja… e semanas depois ele recebeu a mesma entrega de palavra no culto da nossa igreja, do nosso pastor, fiquei de cara… mas tá, foi passando e nada dele chamar p conversar a respeito do que nossa amiga em comum falou p ele. chegou agora no natal minha líder manda mensagem q sonhou cmg e com ele, e que era ele me entregando uma flor e a mãe dele atrás falando “isso foi profetizado e orado muito.” fiquei de cara tb, mas fui deixando sabe… só que até agora ele não tomou a iniciativa, minha líder disse que ele é bem na dele, tímido enfim… mas já faz 2 meses q ele soube do meu sentimento, e nas nossas conversas nunca tocou no assunto. fico até perdida, nem sei o que pensar sabe. ele só me encara muito nos cultos mais do que encarava antes de saber, mas até então tudo continua igual. V.

Resposta da Sú:

Hello, V.! Entendo sua perplexidade, amiga. Para começar, acho que seria boa ideia você colocar de lado por um tempo essas “palavras” e “profecias” que você ouviu. Você pode até anotá-las em algum lugar, com a data em que você as recebeu, e deixar guardadas. Por que estou dizendo isso? Por melhores que sejam as intenções das pessoas, nem tudo o que elas nos dizem como se fosse “profecia” vem, na verdade, de Deus. A melhor forma de a gente entender a vontade de Deus para nós, um passo de cada vez, é buscar diretamente a Palavra dele por meio de momentos diários de leitura da Bíblia e oração. As palavras de outros a gente precisa colocar em segundo lugar.

Outra coisa importante é levar em consideração que relacionamentos precisam de tempo, calma e espaço para crescer – seja como amizade ou amizade que se transforma em namoro. De qualquer forma, a boa amizade sempre tem que vir primeiro. Em vez de esperar o menino reagir de alguma forma ao recado que você deu por meio de outra pessoa, minha sugestão é que você procure desenvolver uma amizade com ele – sem pressa, sem pressão, apenas procurando conhecer melhor sem falar logo em namoro, em palavra de profecia, etc. Você tem toda liberdade de tomar a iniciativa de aprofundar essa amizade e ver como as coisas se encaminham. E você tem toda liberdade de contar seus sentimentos diretamente para ele também (aliás, acho que seria ótima ideia em vez de mandar recado por outros!) e ver o que acontece.

Continue a orar sobre isso, pedindo direção clara de Deus em sua mente e seu coração e por meio dos acontecimentos (e não de profecias ou palavras). Procure cultivar uma amizade, sem forçar. E veja o que acontece. Deus muitas vezes nos dirige por meio das circunstâncias, daquilo que vai se desdobrando, um passo de cada vez. Confie que Ele tem bons planos para você!

E, sempre que quiser trocar uma ideia, estamos aqui 🙂

Kisses,

Su