Querida C., obrigada por sua confiança em dividir um momento tão difícil. Espero que você tenha se mantido firme em sua decisão de terminar esse namoro e ficar longe desse rapaz. É evidente que ele não faz parte do plano de Deus para sua vida nesse momento e que esse “relacionamento” só estava lhe fazendo mal. Você está de parabéns por sua sabedoria e prudência de enxergar mais adiante e ver que, nesses termos, seria impossível assumir um compromisso ainda mais sério com esse rapaz.
A única coisa que eu discordo de tudo o que você falou é que você “não fez seu papel de cristã”. Você não precisa se sacrificar para ganhar a alma de ninguém! O único que pode fazer isso é Cristo! De nada adiantaria a gente até mesmo morrer por uma pessoa. Esse sacrifício quem fez foi Jesus, na cruz, de uma vez por todas e por todos nós. Não queira tomar o lugar dele, pois não é possível. Em vez disso, aceite a graça, a misericórdia, a paz, a esperança e o amor que Deus está lhe oferecendo por causa daquilo que Cristo fez.
Esse rapaz ouviu a mensagem da salvação. Agora, é deixar o Espírito agir na vida dele conforme os propósitos de Deus. Você pode continuar a orar por ele, mas, a meu ver, até isso seria bom você suspender por um tempo. Você não é a salvadora da humanidade e Deus não depende exclusivamente de suas orações para salvar esse rapaz. Tire esse peso de cima de seus ombros, amiga!
Quanto à questão de ser submissa, lembre-se de que essa é uma orientação exclusiva para esposas (e não namoradas nem mulheres em geral) e vem no contexto da responsabilidade do marido também: “Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela” (Efésios 5.25). Cristo se entregou de corpo e alma por sua igreja – por nós. É assim que os maridos devem tratar as esposas.
Por fim, quanto a essa sensação de culpa, se você já pediu perdão a Deus, apegue-se à promessa de 1João 1.9. Seu pecado já foi perdoado. Qualquer culpa que vem depois desse perdão é falsa e, muitas vezes, é uma tentativa de Satanás de nos afastar de Deus. Peça para Deus libertá-la de toda falsa culpa.
Que o Senhor sare seu coração com muito carinho depois dessa experiência tão difícil, amiga!
Sempre que quiser desabafar ou trocar uma ideia, apareça por aqui!
Kisses,
Su