Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, M.! Quando a paciente tem maturidade/capacidade de entender explicações simples sobre seu corpo e sua saúde e quando não é caso de abuso ou alguma doença grave, a médica é proibida por lei de sair contando para outros o que foi conversado. Consulta ginecológica não é tira-teima só para ver se a menina é virgem ou não. A consulta ginecológica é para cuidar da sua saúde como um todo, ajudar você a entender seu corpo e tratar bem dele. Também não deve envolver nenhum tipo de humilhação (tipo, obrigar você a ficar nua para fazre o exame). Aliás, ninguém pode obrigar você a nada. Se você não se sentir à vontade de fazer exame ginecológico, fale com a médica, explique o motivo, enfim, procure dialogar. Se você não é sexualmente ativia e não tem nenhum problema específico de saúde, não tem razão de ser examinada só para saber se é virgem. Isso é absurdo.

Ah, e é bom lembrar que você pode entrar sozinha no consultório e na sala de exame. Claro que o ideal é conversar com sua mãe e ter um diálogo legal sobre sua sexualidade, mas, às vezes, a presença de outra pessoa pode tornar as coisas mais difíceis. Ir à ginecologista é algo que a gente faz de forma positiva, como cuidado pessoal. Portanto, se você sabe de uma médica que tem fama de não respeitar sua privacidade, escolha outra profissional. Ponto final.

Converse com Deus sobre tudo isso. Ele pode e quer ajudar você a lidar com todas as situações de sua vida, porque ele ama você e se importa com você.

E, sempre que quiser trocar uma ideia, estamos aqui!

Kisses,

Su